Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28529
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Freire, João Guilherme Tejo Barros | - |
dc.date.accessioned | 2023-01-07T23:40:16Z | - |
dc.date.available | 2023-01-07T23:40:16Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.89 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28529 | - |
dc.description | FREIRE, J. G. T. B. Os desafios do ensino de geografia durante a pandemia da Covid-19. 2022. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Covid-19 e o desencadeamento da emergência global transformou definitivamente a forma de ensinar e aprender em todo o mundo. O papel dos docentes frente às novas condições de ensino é determinante para que um novo ciclo de conhecimento se inicie. As tecnologias digitais da informação e comunicação transformam o saber-fazer do professor além do saber-aprender pelo aluno diante do panorama arraigado pela pandemia. A pesquisa compõe relevante ação do cotidiano da prática professoral na ressignificação de práticas e das rupturas dos paradigmas. Portanto, é objetivo deste trabalho fomentar o diálogo a partir das perspectivas para a educação geográfica frente aos desafios remetidos durante o estágio pandêmico cuja metodologia adotada fora a abordagem qualitativa do tipo pesquisa exploratória em conjunto à análise bibliográfica. Enfatiza-se a incumbência do docente enquanto pesquisador e mediador do saber, a notoriedade do discente como aprendiz e intérprete dos ensinamentos e do crédito às tecnologias digitais como meios de propagação das mensagens. O diálogo proposto emerge das interpretações bibliográficas, das experiências pessoais e da sugestão de situações aplicadas à realidade da cátedra. O prisma da fala desta produção traz à tona as pertinentes contribuições da geografia aplicadas às tecnologias digitais para a edificação do professor que busca se modernizar. Para mais, reinsere a geografia na perspectiva da pesquisa a partir da inovação do ensino. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Joana d'Arc Araújo Ferreira | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Tecnologias da informação e comunicação | pt_BR |
dc.title | Os desafios do ensino de geografia durante a pandemia da Covid-19 - reflexões e perspectivas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - João Guilherme Tejo Barros Freire.pdf | João Guilherme Tejo Barros Freire | 308.54 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 694.83 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.