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dc.contributor.authorSantos, Emannuely Maria da Silva-
dc.date.accessioned2023-01-07T23:42:31Z-
dc.date.available2023-01-07T23:42:31Z-
dc.date.issued2022-07-25-
dc.identifier.otherCDD 305.3-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28530-
dc.descriptionSANTOS, E. M. S. Sexualidades dissidentes: problematizando as experiências de abjeção na escola. 2022. 49 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Sociologia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa ora apresentada propõe problematizar os aparatos e técnicas que sustentam o regime sexual da heteronormatividade no cotidiano da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Francisco Ernesto do Rêgo (E.E.E.F.M), localizada no município de Queimadas – PB. Como desdobramentos, buscamos apreender as construções narrativas pessoais dos/as estudantes LGBTQIAP e analisar, nesse contexto, quais são as formas de resistências que esses/as jovens escolares encenam para superar as experiências de abjeção causadas pela LGBTQIAPfobia. Partimos da hipótese de que a escola sob o crivo de neutralidade, dentre as instituições sociais, é uma das mais relevantes, em que se pese seu papel formativo, para normalizar a heterossexualidade e suas solicitações como única sexualidade moralmente aceita e desejável. No intento de construir e alcançar os resultados da investigação, utilizamos a combinação de metodologias de natureza qualitativa: revisão de literatura junto às entrevistas semiestruturadas com estudantes de sexualidades dissidentes. A concepção de Poder empreendida pelo filósofo Michel Foucault (1979) é o que nos orienta durante toda a pesquisa. Com base nisso, apresentamos como o dispositivo da sexualidade - por intermédio da heteronormatividade - alcança o que há de mais íntimo da subjetividade dos/as jovens escolares. Propositando a manutenção de normas sexuais são delineados sobre esses/as: o controle de suas potências, a vigilância dos desejos e as sanções normalizadoras, às quais atuam como uma espécie de convocação para o reenquadramento das normas de gênero e sexualidade. Nesse sentido, a pesquisa apontou que a irradiação das sistemáticas discriminações têm efeitos adversos, na medida que para os/as estudantes que não reiteram a heteronormatividade, o acesso e a permanência na escola são um grande desafio.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Nerize Laurentino Ramospt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEscolapt_BR
dc.subjectHeteronormatividadept_BR
dc.subjectSexualidades dissidentespt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.titleSexualidades dissidentes: problematizando as experiências de abjeção na escolapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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