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dc.contributor.authorSantos, José Edson Amorim dos-
dc.date.accessioned2023-01-07T23:46:53Z-
dc.date.available2023-01-07T23:46:53Z-
dc.date.issued2022-08-01-
dc.identifier.otherCDD 372.89-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28531-
dc.descriptionSANTOS, J. E. A. Relações de gênero e sexualidade no ensino de história: uma proposta para o ensino fundamental II na cidade de Pedra Lavrada - PB. 2022. 61 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em História).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractResumo do TCC: Abordaremos as questões ligadas ao ensino sobre gênero e sexualidade na perspectiva do ensino de História, com ênfase na análise crítica do Projeto Político-Pedagógico (2021) da Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Elenita Vasconcelos Carvalho, na cidade de Pedra Lavrada - PB. Problematizando as concepções e métodos pedagógicos descritos no Plano Político Pedagógico como meios para a inserção de atividades voltadas para a construção de conhecimento a respeito do ensino de História contextualizando com gênero e sexualidade, com base no que determina as diretrizes educacionais. Esta análise tem por objetivo problematizar a necessidade da elaboração e implantação de políticas educacionais direcionadas ao público LGBTQIA + (A evolução da sigla para designar diversas minorias sexuais e de gênero é uma resposta ao tamanho espectro e das demandas da comunidade composta por lésbicas, gays, bissexuais, transexuais, transgêneros, travestis, queers, pansexuais, agêneros, pessoas não binárias e intersexo por mais visibilidade). Este trabalho analisa também os discursos em torno do ensino da história social e as visões sobre o ensino sobre gênero e sexualidade. Tendo em vista que a promoção de uma educação inclusiva e plural, focada no respeito à diversidade como parte da formação cidadã é legalmente determinada na Constituição Federal (BRASIL, 1988), a Lei de Diretrizes e Bases (BRASIL, 1996), Parâmetros Nacionais Curriculares - PCN’s (BRASIL, 1997), as Diretrizes Educacionais Nacionais (BRASIL, 2012) e pelas competências gerais da Base Nacional Comum Curricular - BNCC (BRASIL, 2018). Recorremos a um aporte teórico que descreve e reforça a necessidade de aprimoramento das experiências de aplicação das políticas já existentes, como Guacira Lopes Louro (2004), Fernando Seffner (2021) e Michel Foucault (1988). Além disso, numa tentativa de propor caminhos nos quais se alinhem: história, inclusão e ensino sobre as problemáticas referenciadas. Construímos assim uma proposta de preparação para os profissionais da educação e de conscientização para a comunidade escolar através da reflexão acerca do referido PPP (2021)pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Márcia de Albuquerque Alvespt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectGêneropt_BR
dc.subjectSexualidadept_BR
dc.subjectEnsino de históriapt_BR
dc.subjectCidadaniapt_BR
dc.titleRelações de gênero e sexualidade no ensino de história: uma proposta para o ensino fundamental II na cidade de Pedra Lavrada - PBpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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