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dc.contributor.authorSilva, Rebeca Alves da-
dc.date.accessioned2023-02-01T10:23:43Z-
dc.date.available2023-02-01T10:23:43Z-
dc.date.issued2022-12-28-
dc.identifier.otherCDD 407.1-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28542-
dc.descriptionSILVA, R. A. Estratégias de ensino para as aulas de língua estrangeira. 2023. 25 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Espanhol) - Universidade Estadual da Paraíba, Monteiro, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo discutir diferentes estratégias para aprendizagem dos alunos nas aulas de língua estrangeira, tendo como base as habilidades comunicativas (ler, escrever, ouvir e falar). Desse modo, apresentamos como objetivos específicos: a) apresentar um breve histórico da legislação do ensino de espanhol no Brasil, para que se tenha conhecimento sobre o processo de promulgação dessas leis; b) discutir sobre o que prescrevem/orientam os documentos oficiais brasileiros (PCN, PCNEM E OCEM) sobre o ensino de espanhol, a fim de esclarecer as estratégias para as aulas de LE. Por conseguinte, esse trabalho contribui para que os docentes possam refletir sobre suas práticas pedagógicas e pensar em estratégias que estimulem os discentes a ampliar seus conhecimentos, não só com aulas no método tradicional, mas sempre que possível, desenvolver estratégias que chamem a atenção dos estudantes através da leitura, fala, escuta e escrita. A presente pesquisa é bibliográfica e tem como aporte teórico as pesquisas de Lima (2016) sobre uma proposta de ensino aplicada à língua espanhola com ênfase nas habilidades comunicativas: ler, escrever, escutar e falar. Ainda nos baseamos nos Documentos Oficiais Brasileiros: Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Língua Estrangeira (BRASIL, 1998) e também HELENA Consultoria Legislativa Língua Espanhola (2001). A pesquisa em questão está estruturada em três capítulos, a introdução, que traz uma visualização do que será apresentado na sequência. O segundo capítulo denominado “O ensino de espanhol no Brasil”, trará um breve histórico da legislação do ensino de espanhol no Brasil e também o ensino de espanhol nos principais documentos oficiais brasileiros (PCN, OCEM e PCNEM). O terceiro capítulo, falaremos sobre estratégias de ensino para as aulas de língua estrangeira, fundamentados, principalmente, nos artigos de Lima (2016) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN (1998), nele relatamos a importância do docente utilizar diferentes estratégias e suas habilidades para que o discente possa aprimorar seus conhecimentos. E por fim, as considerações finais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria da Conceição Almeida Teixeirapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectLíngua estrangeirapt_BR
dc.subjectParâmetros Curriculares Nacionais - PCNpt_BR
dc.subjectEstratégias de aprendizagempt_BR
dc.titleEstratégias de ensino para as aulas de língua estrangeirapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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