Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28552
Título: | As implicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do ensino da Física em sala de aula |
Autor(es): | Santos, Marília Gabriela da Silva |
Palavras-chave: | Ensino da Física Ensino e aprendizagem Atividade experimental Sala de aula |
Data do documento: | 30-Nov-2022 |
Resumo: | O presente estudo objetiva analisar as implicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do Ensino da Física em sala de aula. Para isso, buscará compreender a contribuição da experimentação no processo de ensino-aprendizagem de Física. Através do qual será possivel observar o envolvimento e consequentemente a aquisição de saberes por jovens que estão vivenciando na prática tanto os conteúdos da Física quanto as relações destes saberes com o seu dia a dia. Durante a vivência do meu estágio curricular supervisionado no curso de licenciatura em Física usei experimentos e pude perceber que ajudou muito na motivação dos alunos para aprender sobre o tema. Isso me motivou e me fez procurar entender o processo de aquisição de saberes e os modos como esses saberes poderão ser integrados na vivência de cada indivíduo. Desse modo, o presente estudo tem como problemática: quais as implicações das atividades experimentais para a assimilação do conhecimento do Ensino da Física em sala de aula? Trata-se de uma pesquisa bibliográfica, com abordagem qualitativa, realizada através de uma revisão integrativa de literatura nas bases de dados Lilacs, Scielo e Google Acadêmico. A revisão literária foi realizada no período de outubro de 2022, empregando os seguintes descritores: Atividades Experimentais, Ensino da Física e Apendizagem. Para a seleção do material foram respeitados os critérios de inclusão: artigos científicos nacionais completos publicados em português, no período de janeiro de 2018 a outubro de 2022 (últimos 05 anos), que tratam sobre o contexto: Asimplicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do Ensino da Física em sala de aula. Serão excluídas dissertações e teses, artigos científicos em idiomas diferentes do português e artigos de revisão. Apesar das grandes dificuldades que se impõem à formação de professores de Física com qualidade e ao aprendizado dos estudantes, sejam do Ensino Fundamental e/ou Médio, reconhece-se a importância do Ensino de Física. Assim, um dos métodos que deve ser seguido em sala de aula é dar oportunidade para o aluno interpretar e intervir nas atividades de maneira produtiva como a experiência em sala de aula, com o empenho de superar os obstaculos e contribuir para que a educação cumpra com o seu dever de formar cidadãos conscientes, formadores de opinião, não através de atividades mecânicas, mas de contextualização. |
Descrição: | SANTOS, M. G. S. As implicações das atividades experimentais para assimilação do conhecimento do ensino da Física em sala de aula. 2022. 26 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas, Patos, PB, 2022. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28552 |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Marília Gabriela da Silva Santos | TCC - Marília Gabriela da Silva Santos | 357.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 411.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.