Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28556
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rodrigues, Jainy da Costa | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-02T13:34:18Z | - |
dc.date.available | 2023-02-02T13:34:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.other | 21. ed. CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28556 | - |
dc.description | RODRIGUES, J. C. Evasão e permanência na educação de jovens e adultos no cenário pós-pandêmico: um estudo de caso em Cajazeirinhas - PB. 2022. 30 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Exatas e Sociais Aplicadas , Patos, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A questão da evasão é um constante assunto que permeia a modalidade EJA (educação de jovens e adultos), com motivos e significados diversos a depender de contextos distintos. O ineditismo dessa conjuntura de pandemia trás questões em que é preciso se debruçar para compreender os novos sentidos de evasão e motivos de permanência do aluno da EJA. Assim, o presente trabalho se norteia a partir do seguinte problemática: quais as sentidos e razões de evasão e motivos de permanência dos alunos da EJA no cenário pós pandêmico? O estudo tem por objetivo geral investigar situações e processos que contribuem para o aumento da evasão escolar na EJA, considerando também os motivos e sentidos que levam a permanência dos alunos nesta modalidade. Como objetivos específicos: compreender o contexto educacional pós pandêmico com suas especificidades; identificar fatores objetivos e subjetivos que influenciam na evasão ou permanência dos alunos da EJA. Como metodologia de pesquisa, diante dos objetivos expostos, optou-se pelo tipo exploratória de forma descritiva, utilizando a pesquisa de campo, com uso da técnica da entrevista semiestruturada, e o recurso da observação participante, em análise quanti qualitativa de dados. Os resultados apontam para o continuísmo da desistência escolar ligado ainda às baixas condições de vida deste grupo específico, por motivos de renda, trabalho, saúde, são obrigados a uma inconstância permanente na escola, além de fatores ligados ao precário serviço educacional que é oferecido a esse grupo. Já sua permanência está atrelada ao discurso de mudança de vida oferecido pela escola e a possibilidade de ascensão profissional e social, além do reconhecimento dessa instituição ser o território de aprendizado e construção de uma identidade social. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Janine Vicente Dias | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação de jovens e adultos - EJA | pt_BR |
dc.subject | Educação a Distância - EaD | pt_BR |
dc.subject | Permanência | pt_BR |
dc.subject | Evasão | pt_BR |
dc.title | Evasão e permanência na educação de jovens e adultos no cenário pós-pandêmico: um estudo de caso em Cajazeirinhas - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 85 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Jainy da Costa Rodrigues | TCC - Jainy da Costa Rodrigues | 473.2 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 160.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.