Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2856
Título: Própolis : Conceitos, aplicabilidade e efeitos com ênfase na doença periodontal
Autor(es): Pereira, Govinda Charam Álvares
Palavras-chave: Própolis
Doença periodontal
Agentes biológicos
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: Própolis é uma mistura complexa de substâncias resinosas, gomosas e balsâmicas que é extraída de diversas partes das plantas como: o broto, botões florais e exudatos resinosos, pelas abelhas Apis mellifera, adicionada de sua secreção salivar. Esta resina apresenta propriedades terapêuticas, entre elas, as principais são: atividades antibacteriana, fungicida, anti-inflamatória, imunomodulatória, antioxidante e antitumoral. Considerando as características da própolis e à natureza infecciosa e inflamatória da doença periodontal, o presente trabalho teve por objetivo realizar uma revisão da literatura para averiguar as características farmacológicas da mesma e a sua utilização no controle químico do biofilme dental e terapia das doenças periodontais. Perceber-se que existe grande variabilidade na sua composição, a depender da vegetação e do clima, o que possibilita que a própolis não se apresente com todas as suas características de uma maneira uniforme. Uma prévia seleção do tipo de própolis se faz necessário, antes de sua utilização. Devem-se levar em consideração que ela apresente elevadas concentrações de substâncias importantes como ácidos anti-inflamatórios, compostos fenólicos antibióticos e baixas concentrações de substâncias alergênicas. Os resultados da própolis, quando utilizada no tratamento das doenças periodontais, apresentam-se ser muito promissores.
Descrição: PEREIRA, G. C. Á. Própolis: Conceitos, aplicabilidade e efeitos com ênfase na doença periodontal. 2012. 43f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Odontologia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2856
Aparece nas coleções:10 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Govinda Charam Álvares Pereira.pdfGovinda Charam Álvares Pereira478.04 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.