Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2857
Título: Ecofisiologia do bicudo do algodoeiro ás condições ambientais do semiárido Nordestino
Autor(es): Cavalcanti, Regina Wanessa Geraldo
Palavras-chave: Anthonomus grandis Boh.
Algodão
Produção agrícola
Agricultura familiar
Pragas
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: Agricultores familiares tem aumentado a produção de algodão orgânico no semiárido nordestino. Como qualquer cultura o algodoeiro é bastante atraente a insetos e tem potencialmente 30 espécies capazes de causar danos econômicos. O inseto praga mais conhecido e importante é o bicudo-do-algodoeiro (Anthonomus grandis Boh.). Nos sistemas de cultivo agroecológicos, o manejo do bicudo é extremamente difícil, pois poucas são as alternativas para o seu manejo. Estudou-se a dinâmica populacional, o efeito de sistemas consorciados de cultivo e a possível ocorrência de dormência reprodutiva no bicudo-do-algodoeiro nas condições do semiárido nordestino. O estudo de dinâmica populacional foi conduzido em área de agricultor familiar na região do Cariri paraibano no ano de 2011. Para avaliar o efeito dos consórcios estudos foram conduzidos nas estações experimentais da Embrapa Algodão nos municípios de Monteiro-PB e Barbalha-CE, neste caso utilizou-se um delineamento em blocos casualizados com diferentes arranjos da cultivar BRS Aroeira e culturas alimentares. Para o estudo da dormência os insetos coletados da área de cultivo de agricultores foram dessecados e examinados no laboratório. Nas condições estudadas, observou-se que o bicudo infestou a área muito tardiamente não chegando a causar danos econômicos à cultura, no final do ciclo sua população atingiu níveis elevados com aproximadamente 1200 botões atacados. Durante a entressafra o pico populacional ocorreu no final de agosto com 107 bicudos coletados em armadilhas de feromônio. Dos consórcios estudados, todos tiveram as plantas de algodão menos atacadas que o algodão solteiro, destacando-se os consórcios algodão + milho e algodão + gergelim. Na população de bicudos estudada não foi observado a ocorrência de dormência. Pelos resultados conseguidos, conclui-se que o manejo do bicudo foi facilitado pelo uso dos consórcios, contudo mais estudos são necessários para utilizarmos essas estratégias. O retardamento da infestação do bicudo nas áreas de algodão agroecológico é fundamental para o sucesso do cultivo.
Descrição: CAVALCANTI, R. W. G. Ecofisiologia do bicudo do algodoeiro ás condições ambientais do semiárido Nordestino. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2857
Aparece nas coleções:11 / 16 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Regina Wanessa Geraldo Cavalcanti.pdfRegina Wanessa Geraldo Cavalcanti662.42 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.