Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28583
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Camila Farias da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-08T04:07:23Z | - |
dc.date.available | 2023-02-08T04:07:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-09 | - |
dc.identifier.other | CDD 910 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28583 | - |
dc.description | SANTOS, C. F. da S. Ensino de geografia cultural local: a formação da Comunidade Quilombola Cruz da Menina – Dona Inês/PB. 2022. 47f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo aborda a inserção de temáticas associadas à cultura local nas aulas de Geografia em uma escola pública do município de Dona Inês/PB, com ênfase no processo histórico de formação da Comunidade Quilombola Cruz da Menina e sua Capela. Assim, parte-se do entendimento que é necessário compreender a importância de se ensinar aspectos da cultura local nas séries da educação básica, colocando a Comunidade Quilombola e sua Capela como elemento cultural do município. Esta é uma área de estudo com muitas possibilidades a serem desenvolvidas e que podem ajudar no ensino-aprendizagem e na formação dos estudantes. Esse trabalho teve como objetivo principal compreender as percepções dos estudantes e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental Senador Humberto Lucena localizada na zona urbana do município de Dona Inês/PB, sobre o ensino de temas ligados a cultura local nas aulas de Geografia, como foco na Comunidade Quilombola Cruz da Menina. Para isso, utilizamos a metodologia quali-quantitativa, com a aplicação e análise de questionários e entrevistas com os participantes. Os resultados mostraram que o ensino da cultura local nas aulas de Geografia ainda está limitado, sem o uso de metodologias que favoreçam o pensamento crítico e reflexivo dos alunos. Além disso, o ensino de Geografia não pode ser dissociado do ensino da cultura local, pois o conhecimento de um lugar está sempre entrelaçado com a maneira como seu povo vê e compreende o mundo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rafael Pereira da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Geografia | pt_BR |
dc.subject | Tradição | pt_BR |
dc.subject | Cultura Local | pt_BR |
dc.subject | Quilombola | pt_BR |
dc.title | Ensino de geografia cultural local: a formação da Comunidade Quilombola Cruz da Menina – Dona Inês/PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 43 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Camila Farias da Silva Santos | PDF - Camila Farias da Silva Santos | 1.6 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito | Termo de depósito | 172.98 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.