Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2859
Título: Rendimento de flavonóides contidos em folhas de camomila (Matricaria Chamomilla L.) após secagem em estufa com circulação de ar
Autor(es): Honorato, Marina Oliveira
Palavras-chave: Plantas medicinais
Camomila
Flavonóides
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: O presente trabalho objetivou avaliar o rendimento de flavonóides após secagem das folhas de camomila (Matricaria chamomilla L.) em estufa com circulação de ar. Optou-se por estudar a referida planta por constar na Relação Nacional de Plantas Medicinais de Interesse do SUS (RENISUS). A coleta da camomila foi realizada no ano de 2011 no horto de plantas medicinais da UEPB e encaminhada para identificação em herbário. Procedeu-se a secagem em estufa com circulação de ar, de acordo com um planejamento fatorial de 2 + 3 repetições do ponto central, além de uma amostra in natura não submetida à secagem. Foi estudada a influência das variáveis de entrada (temperatura e tempo de secagem) sobre a variável de saída (teor de flavonóides). Realizou-se a maceração estática das folhas de camomila durante 13 dias para extração dos compostos e, em seguida, a determinação do teor de flavonóides em espectrofotômetro a 425 nm, conforme método já descrito na literatura. Na análise estatística dos resultados, o programa Statistica 7.0 mostrou haver significância no intervalo de confiança de 95%. Observou-se um menor rendimento de flavonóides quando do aumento na temperatura e tempo de secagem, para experimentos em estufa com circulação de ar envolvendo a camomila. Faz-se necessário estudos semelhantes para os diferentes tipos de equipamentos com essa finalidade.
Descrição: HONORATO, M. O. Rendimento de flavonóides contidos em folhas de camomila (Matricaria Chamomilla L.) após secagem em estufa com circulação de ar. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2859
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Marina Oliveira Honorato.pdfMarina Oliveira Honorato531.8 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.