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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28597
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Barbosa, Patrícia Veloso | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-09T00:29:18Z | - |
dc.date.available | 2023-02-09T00:29:18Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 361.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28597 | - |
dc.description | BARBOSA, Patrícia Veloso. Desafios e representatividade: a iniciativa de políticas públicas do Município de Riachão do Bacamarte para inclusão da comunidade quilombola "o Grilo" nas instituições públicas de ensino. 2022. 22f. Monografia ( Especialização em Gestão Pública Municipal) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A problemática das políticas públicas destinadas as comunidades quilombolas por parte da Gestão Pública Municipal requer um estudo mais abrangente, visto que, alguns municípios não buscam colocar estas comunidades como prioridades em seus planos de gestão, trazendo desta forma grandes prejuízos para estes povos que lutam diariamente para garantir seu espaço na sociedade. Os desafios enfrentados pelas comunidades quilombolas na contemporaneidade vai além do reconhecimento como cidadão, mas sim, a luta por justiça social que perdura por séculos e que ainda é um problema a ser discutido pelos governantes. Apesar de a Constituição Brasileira de 1988 e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação assegurar alguns direitos básicos e que são basilares na construção da identidade desses povos, alguns municípios não oferecem políticas públicas eficazes que possam aprimorar o desenvolvimento e reconhecimento destes grupos que foram e continuam sendo de extrema importância na construção social do país. Embora o ensino básico possua certa eficiência na esfera municipal, ainda é baixa a inserção de estudantes descendentes de comunidades quilombolas nas universidades públicas, mesmo com a implementação do sistema de cotas, no qual percebemos que as comunidades quilombolas não recebem o incentivo devido dos órgãos públicos municipais para o ingresso no ensino superior. PALAVRA CHAVE: Quilombo; Políticas Públicas; Educação; Identidade, Gestão. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra Milena Barbosa de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Políticas públicas | pt_BR |
dc.subject | Comunidade quilombola | pt_BR |
dc.subject | Inclusão educacional | pt_BR |
dc.title | Desafios e representatividade: a iniciativa de políticas públicas do município de Riachão do Bacamarte para a inclusão da comunidade quilombola "o Grilo" nas instituições públicas de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | EAD - GPM - Monografias |
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