Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/286
Título: Concepções de professores acerca do desenvolvimento sociocognitivo de alunos surdos
Autor(es): Lucena, Aline Tavares de
Palavras-chave: Pessoas com necessidades especiais
Inclusão social
Ensino regular
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: A escolarização do aluno surdo é um desafio para a criatividade de professores, diretores e outras pessoas envolvidas com a sua educação. Portanto, a existência de questões como: o aluno surdo tem as mesmas possibilidades de desenvolvimento que os demais alunos considerados “normais”? A educação f ormal supre as necessidades educacionais do aluno surdo? são pertinentes. Este trabalho teve como objetivo conhecer as concepções de professores que atuam em instituições de ensino regular (públicas e/ou privadas) na cidade de Campina Grande-PB acerca do desenvolvimento sociocognitivo de alunos surdos. Participaram desse estudo dez professores que ensinam a alunos surdos em instituições de ensino regular (públicas e/ou privadas) desta cidade. Os dados foram obtidos por meio de entrevistas semi-estruturadas registradas em um aparelho digital, e posteriormente transcritas, agrupadas e categorizadas em: concepções dos professores acerca da surdez; tipo de comunicação utilizado pelo professor com o aluno surdo; nível de capacitação (qualificação) dos professores para atender as necessidades educacionais dos alunos surdos; metodologias utilizadas no processo ensino-aprendizagem; principais dificuldades encontradas no processo ensinoaprendizagem; percepções dos professores acerca da interação dos alunos surdos com os demais alunos; percepções dos professores acerca da garantia do sucesso do aluno surdo no ensino regular. Os resultados obtidos no estudo demonstraram que a maioria dos professores compreende a surdez a partir de um modelo clínico- terapêutico, frisando a atenção sobre a f alta/deficiência auditiva de seus alunos; verificou-se que, a leitura labial é a forma de comunicação mais utilizada pelos professores entrevistados; pôde-se identificar que apenas um participante possui capacitação, nível I em LIBRAS. Observou-se também que os professores utilizam várias metodologias no processo ensino-aprendizagem, privilegiando códigos visuais. Os professores destacaram que a principal dificuldade encontrada no processo ensino-aprendizagem centraliza-se na falta de capacitação. Expressaram que os alunos surdos interagem muito bem com os demais alunos ouvintes e que estes são sociáveis, bem aceitos e encarados como qualquer um dos colegas. Consideraram que tanto a capacitação profissional, como a necessidade de um intérprete, são instrumentos necessários para garantir o sucesso do aluno surdo no ensino regular. Pôde-se perceber que os alunos surdos podem se desenvolver da mesma f orma que os demais alunos considerados “normais”, no entanto, a educação formal não supre as necessidades de aprendizagem do aluno surdo, pois não oferece condições adequadas para que esse possa se desenvolver e permanecer no ambiente escolar de forma satisfatória.
Descrição: LUCENA, A. T. de. Concepções de professores acerca do desenvolvimento sociocognitivo de alunos surdos. 2011. 51f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/286
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Aline Tavares de Lucena.pdfAline Tavares de Lucena860.53 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.