Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28602
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Josenildo Moreira dos-
dc.date.accessioned2023-02-09T11:20:10Z-
dc.date.available2023-02-09T11:20:10Z-
dc.date.issued2022-12-16-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28602-
dc.descriptionSANTOS, Josenildo Moreira dos. A Importância do PIBID e a da Residência Pedagógica: Um estudo sobre a experiência prática por alunos do curso de licenciatura em Física no Campus VIII – Araruna/PB. 34 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação). Araruna-PB. 2022.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa teve como objetivo geral compreender a importância da experiência prática do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação – PIBID e a Residência Pedagógica - RP. Especificamente, buscou-se observar as contribuições, as vantagens e desvantagens e identificar a importância enquanto prática pedagógica. Do ponto de vista metodológico, foram realizados dois estudos, com fins exploratórios, de abordagem quantitativa-qualitativa, com procedimento bibliográfico (primeiro estudo) e levantamento de campo (segundo estudo). Os participantes foram 23 discentes do Curso de Licenciatura em Física da Universidade Estadual da Paraíba, Campus VIII, Município de Araruna. O instrumento foi um roteiro de entrevista contendo oito questões. Somou-se a este roteiro alguns dados sócio demográficos e um termo de consentimento livre e esclarecido. O processo de coleta das entrevistas se deu de forma assíncrona, através da plataforma FormsApp. Já a coleta da pesquisa bibliográfica foi realizada no site do VII ENID. O critério de filtragem se deu por busca por títulos, seguida de leitura dos resumos das publicações, com ênfase nos temas que destacaram projetos PIBID e RP. Para o processo de análise das entrevistas utilizou a técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados mostraram o seguinte: para 60% os programas contribuíram para docência, destacaram que melhorou a prática de aula e vivência docente. Para 35%, os pontos positivos, foram os que houve um aprimoramento na prática pedagógica e os pontos negativos, 36%, foram os que relataram o pouco contato em sala de aula presencial. Por fim, para 52% todas as atividades foram realizadas. Como consideração final é importante salientar que os dois projetos contribuíram para o processo formativo do alunado. O contato com o ambiente, o exercício das práticas e a interação com profissionais da área foram um destes pontos.pt_BR
dc.description.sponsorshipProf. Me. CARLOS DA SILVA CIRINOpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrática Pedagógicapt_BR
dc.subjectDocênciapt_BR
dc.subjectDiscentespt_BR
dc.titleA Importância Do PIBID e a da residência pedagógica: um estudo sobre a experiência prática por alunos do curso de licenciatura em Física no Campus VIII – Araruna/PB.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:69 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito191.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia
TCC - Josenildo Moreira dos Santos.pdfTCC - Josenildo Moreira dos Santos487.49 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.