Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2861
Título: Monitoramento da utilização de antirretrovirais em adolescentes HIV/AIDS
Autor(es): Gomes, David da Silva
Palavras-chave: Síndrome da imunodeficiência adquirida - AIDS
Política de saúde
Medicamentos
Adolescentes
Data do documento: 5-Fev-2014
Resumo: A síndrome da imunodeficiência adquirida (AIDS) é uma doença de etiologia viral que se instala nos linfócitos causando alterações no sistema imunológico. Os exames laboratoriais de contagem de células T CD4+ e carga viral servem como parâmetros para monitorar a saúde dos pacientes que utilizam a terapia antirretroviral, como também avaliam o momento certo para iniciar ou modificar esta terapia. As drogas antirretrovirais (ARV) devem ser usadas de maneira bastante criteriosa, pois do contrário, corre-se o risco da indução da resistência e esgotamento precoce do arsenal dos ARV disponível. O objetivo desta pesquisa foi analisar a evolução clinica dos pacientes em relação aos coquetéis utilizados tendo como parâmetro a sua da carga viral. Frente às terapias antirretrovirais o grupo pesquisado foi composto por portadores de HIV/AIDS acompanhados pelo Serviço de Atendimento Especializado(SAE) na cidade de Campina Grande no estado Paraíba na faixa etária de 12 a 18 anos que se infectaram pela transmissão vertical, da mãe para o filho, ou horizontal, tais como contato sexual ou uso de drogas. Nos resultados obtidos 46% dos pacientes aderiram a terapia antiretroviral(TARV) obtendo uma redução significativa de sua carga viral, alguns chegaram a um limite quase indetectável de viremia; enquanto 36% não aderiram a TARV favorecendo assim a resistência viral, possivelmente devido ao não cumprimento do seu esquema terapêutico ressaltando que estes pacientes não realizaram regularmente os exames laboratoriais necessários para o monitoramento de seus tratamentos. Sugere-se a implantação de assistência farmacêutica como uma forma de melhorar a adesão ao tratamento.
Descrição: GOMES, D. da S. Monitoramento da utilização de antirretrovirais em adolescentes HIV/AIDS. 2012. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Farmácia)- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2861
Aparece nas coleções:13 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - David da Silva Gomes.pdfDavid da Silva Gomes317.92 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.