Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28616
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Anjos, Francisco Daniel dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-13T11:42:45Z | - |
dc.date.available | 2023-02-13T11:42:45Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-16 | - |
dc.identifier.other | 530.07 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28616 | - |
dc.description | ANJOS, Francisco Daniel dos. As dificuldades de aprendizagem da Física: um estudo exploratório em escola pública com alunos do ensino médio no município de Serra de São Bento - RN. 2022. 34p. Trabalho de conclusão de curso (Graduação em Física)- Universidade Estadual da Paraíba, Araruna-PB, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O objetivo desse trabalho foi identificar e analisar quais possíveis dificuldades de aprendizagem no estudo da física. Especificamente pretendeu verificar como a disciplina e o estudo se relacionam com fenômenos da natureza, como concebem os conceitos teóricos e práticos e sua aproximação com outras disciplinas, como percebem o campo de estudo como parte de sua realidade e importância para formação. Do ponto de vista metodológico tratou-se de um estudo exploratório, de abordagem qualitativa e quantitativa, com procedimento de pesquisa de campo. Os participantes foram 94 estudantes do ensino médio, de escola pública, localizada no Município de Serra de São Bento - RN. O instrumento de pesquisa foi um roteiro de entrevista contendo 09 questões abertas. Somou-se a este roteiro alguns dados sócio demográficos e um termo de consentimento livre e esclarecido. O processo de coleta aconteceu de forma presencial no mês de outubro de 2022. Os dados foram analisados a partir da técnica de análise de conteúdo. Os principais resultados observados foram: no que diz respeito ao ensino da física e sua relação com o ambiente 56,38% das respostas destacaram que visa compreender como ocorre o movimento, os efeitos gravitacionais dos objetos e os fenômenos da física em nosso cotidiano. No que se refere as dificuldades em aprender esta ciência 73,40% dos participantes se queixam que sua maior dificuldade está nos cálculos e, ao indagar sobre as disciplinas que os confundem com a física, 44% afirmaram ser a matemática. Por fim, 46,81% dos alunos preferem um professor que tem um perfil bem dinâmico, interativo, compreensível, divertido e companheiro. Como consideração podemos ressaltar que são diversos os fatores apontados para explicar as dificuldades de aprendizagem no estudo da disciplina, no entanto não a percebem como parte integrante na relação com natureza. Postulam que se trata de um estudo que se confunde com a matemática e que é importante para provas do ENEM e vestibulares. Assim, acredita-se que se faz necessário esforço coletivo, partindo da escola, professores, educandos e, até mesmo, pais e responsáveis para que, juntos, todos possam compreender e lidar com as dificuldades relacionadas à física. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Me. Carlos da Silva Cirino | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dificuldades | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Física | pt_BR |
dc.subject | Alunos | pt_BR |
dc.title | As dificuldades de aprendizagem da Física: um estudo exploratório em escola pública com alunos do ensino médio no Município de Serra de São Bento - RN | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 69 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Termo de Depósito.pdf | 432.76 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia | |
TCC - Francisco Daniel Dos Anjos.pdf | 561.72 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.