Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28663
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Galvão, Celiane Maria Cavalcanti | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T12:04:48Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T12:04:48Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 362.1 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28663 | - |
dc.description | GALVÃO, Celiane Maria Cavalcanti. A importância da atuação do assistente social para a inserção da pessoa com deficiência na educação regular brasileira.. 2022. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este trabalho tem o objetivo de analisar a importância da atuação do Assistente Social para a inserção da pessoa com deficiência na educação regular brasileira, tendo como objetivos específicos discutir a importância da inserção da pessoa com deficiência no ensino regular a partir do aparato normativo em vigência e identificar as dificuldades encontradas no acesso à educação para as pessoas com deficiência. A aproximação ao tema é fruto da experiência de estágio obrigatório em Serviço Social realizada na Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), no município de Campina Grande (PB). A inclusão é um processo complexo e ainda demorado, apesar da legislação brasileira garantir a toda criança o direito à educação na rede regular de ensino, fazendo-se necessárias adaptações nos currículos das escolas para capacitar os profissionais envolvidos. Além disso, a inclusão da pessoa com deficiência é um processo que exige respeito e compreensão, tanto pelas instituições de ensino quanto pelos sujeitos do processo de ensino-aprendizagem. Para tanto, fez-se necessário um estudo utilizando-se a metodologia de pesquisa bibliográfica e documental, fazendo uso tanto de tantos artigos, livros, revistas, entre outros, como de pesquisas em meios eletrônicos sobre o assunto. Após a realização desse estudo, verificou-se a importância do acesso de alunos com necessidades educacionais especiais no ensino regular, e os desafios para a concretização da proposta inclusiva, apesar das legislações vigentes que afirmam e decretam a inclusão de alunos com deficiência. Diante das leituras e pesquisas, concluímos que é preciso que a escola tenha o interesse de conhecer e criar novos métodos pedagógicos, para que a criança possa se desenvolver junto ao meio social, bem como uma formação mais profundada e adequada para os profissionais que com eles atuam. Enfim, ressaltamos que a atuação do assistente social em escolas traz consigo um grande desafio, que além de buscar seu espaço, criando um método de trabalho e atuação de acordo com o Código de ética, suas atribuições privativas e competências, ele também contribui em identificar fatores sociais, econômicos e culturais que possam dificultar ou favorecer o acesso e permanência da pessoa com deficiência na escola. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Profa. Dra. Liana Amaro Augusto de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.publisher | Nathiely Galvão | pt_BR |
dc.subject | Educação regular | pt_BR |
dc.subject | Acessibilidade | pt_BR |
dc.subject | Serviço Social | pt_BR |
dc.subject | Pessoa com deficiência | pt_BR |
dc.subject | Assistência Social | pt_BR |
dc.title | A importância da atuação do assistente social para a inserção da pessoa com deficiência na educação regular brasileira. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Celiane Maria Cavalcanti Galvão.pdf | PDF - Celiane Maria Cavalcanti Galvão | 635.04 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito - Celiane Maria Cavalcanti Galvão | 475.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.