Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28665
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Barbosa, Eduardo Mariano Chagas | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-15T12:12:07Z | - |
dc.date.available | 2023-02-15T12:12:07Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 362 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28665 | - |
dc.description | BARBOSA, Eduardo Mariano Chagas. A instrumentalidade do exercício profissional do Assistente Social na educação: um relato de experiência do estágio obrigatório na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A educação tem um papel fundamental na formação dos sujeitos em sociedade. Com base nesse entendimento, entende-se que a escola é o espaço institucional de construção de saberes e vivências. Pensando na dimensão formativa crítica e intelectual que esse espaço dispõe, a instrumentalidade do serviço social e a dimensão técnico-operativa se apresentam como ferramenta capaz de orientar as ações do profissional para atender às demandas institucionais. Nesse contexto, surgiu o interesse para a elaboração do presente trabalho que é produto de uma experiência no campo do estágio obrigatório em Serviço Social na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves no município de Campina Grande – PB. O objetivo desse trabalho propõe-se demonstrar o exercício profissional como também a importância do estágio obrigatório para a formação profissional a partir do projeto de intervenção: “O ECA na escola: uma contribuição para a construção dos sujeitos de direito” que foi criado e desenvolvido durante o período do estágio. Para este trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo (quantitativa e qualitativa) utilizando o método materialista histórico dialético por Karl Marx (1978) e sob as concepções teóricas de Yolanda Guerra (2012), Marilda Villela Iamamoto (2018), Adriana Ramos (2018) entre outros. A experiência de estágio permitiu observar e refletir sobre a importância do assistente social no espaço escolar. Na rotina da profissão, conferiu-se que as dimensões teórico-metodológico, ético-política e técnico-operativa foram essenciais no exercício do profissional no trabalho com mediação de políticas públicas. Assim, diante dos desafios socioespaciais e profissionais, as ações realizadas pelo assistente social são formas de assegurar direitos individuais e coletivo em direção à uma sociedade mais justa, participativa e igualitária. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Drª. Liana Amaro Augusto de Carvalho | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Política educacional | pt_BR |
dc.subject | Exercício profissional | pt_BR |
dc.subject | Instrumentalidade | pt_BR |
dc.subject | Relato de experiência | pt_BR |
dc.subject | Assistente Social | pt_BR |
dc.title | A instrumentalidade do exercício profissional do assistente social na educação: um relato de experiência do estágio obrigatório na Escola Municipal Gustavo Cândido Aves | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 24 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 740.37 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Eduardo Mariano Chagas Barbosa MAT 172240166.pdf | PDF - Eduardo Mariano | 2.12 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.