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dc.contributor.authorBarbosa, Eduardo Mariano Chagas-
dc.date.accessioned2023-02-15T12:12:07Z-
dc.date.available2023-02-15T12:12:07Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.otherCDD 362-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28665-
dc.descriptionBARBOSA, Eduardo Mariano Chagas. A instrumentalidade do exercício profissional do Assistente Social na educação: um relato de experiência do estágio obrigatório na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves. 2022. 54f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractA educação tem um papel fundamental na formação dos sujeitos em sociedade. Com base nesse entendimento, entende-se que a escola é o espaço institucional de construção de saberes e vivências. Pensando na dimensão formativa crítica e intelectual que esse espaço dispõe, a instrumentalidade do serviço social e a dimensão técnico-operativa se apresentam como ferramenta capaz de orientar as ações do profissional para atender às demandas institucionais. Nesse contexto, surgiu o interesse para a elaboração do presente trabalho que é produto de uma experiência no campo do estágio obrigatório em Serviço Social na Escola Municipal Gustavo Adolfo Cândido Alves no município de Campina Grande – PB. O objetivo desse trabalho propõe-se demonstrar o exercício profissional como também a importância do estágio obrigatório para a formação profissional a partir do projeto de intervenção: “O ECA na escola: uma contribuição para a construção dos sujeitos de direito” que foi criado e desenvolvido durante o período do estágio. Para este trabalho, foi utilizada a pesquisa bibliográfica e de campo (quantitativa e qualitativa) utilizando o método materialista histórico dialético por Karl Marx (1978) e sob as concepções teóricas de Yolanda Guerra (2012), Marilda Villela Iamamoto (2018), Adriana Ramos (2018) entre outros. A experiência de estágio permitiu observar e refletir sobre a importância do assistente social no espaço escolar. Na rotina da profissão, conferiu-se que as dimensões teórico-metodológico, ético-política e técnico-operativa foram essenciais no exercício do profissional no trabalho com mediação de políticas públicas. Assim, diante dos desafios socioespaciais e profissionais, as ações realizadas pelo assistente social são formas de assegurar direitos individuais e coletivo em direção à uma sociedade mais justa, participativa e igualitária.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profª. Drª. Liana Amaro Augusto de Carvalhopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPolítica educacionalpt_BR
dc.subjectExercício profissionalpt_BR
dc.subjectInstrumentalidadept_BR
dc.subjectRelato de experiênciapt_BR
dc.subjectAssistente Socialpt_BR
dc.titleA instrumentalidade do exercício profissional do assistente social na educação: um relato de experiência do estágio obrigatório na Escola Municipal Gustavo Cândido Avespt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:24 - TCC

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