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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28708
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Silva, Emanuel Francisco Amorim da | - |
dc.date.accessioned | 2023-02-28T16:53:36Z | - |
dc.date.available | 2023-02-28T16:53:36Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 394.25 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28708 | - |
dc.description | SILVA, Emanuel Francisco Amorim da. Nem tudo acaba nas cinzas de quarta: a mercadorização dos desfiles das escolas de samba sob a ótica dos fãs do carnaval carioca. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Administração). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | As escolas de samba do Rio de Janeiro são instituições culturais que ganharam visibilidade nacional e internacional através do seu principal produto, o desfile. Devido a uma expressiva popularização, conseguiram construir uma base sólida de fãs engajados por todo o país. Por conseguinte, estes fãs vem acompanhando ao longo das gerações, as transformações em torno do evento, como a mercadorização da festa a partir da inserção de organizações que tiveram e tem por objetivo associar sua imagem ao carnaval carioca. Com isso, o tema surgiu a partir do interesse em entender como se dá o processo de comercialização da cultura, utilizando-se as escolas de samba como referência, sendo uma escolha que se justifica através da percepção de fã que o autor do artigo possui com as agremiações. Desse modo, este estudo caracteriza-se como uma pesquisa de campo quantitativa direcionada para o público consumidor de fãs, obtendo assim respostas que solucionaram o objetivo de analisar como os fãs do carnaval do Rio de Janeiro avaliam o processo de mercadorização dos desfiles das Escolas de Samba. Conforme os resultados analisados de maneira descritiva, foi entendido que a comercialização destes produtos não obtiveram uma boa avaliação pela maioria dos respondentes, mostrando que os enredos patrocinados não geram o mesmo impacto de desfiles cuja escolha não tem relação com qualquer empresa privada. Assim, entendeu-se que os desfiles e enredos aurorais de União da Ilha 2011 e Mangueira 2017 são superiores aos patrocinados de Vila Isabel 2011 e Beija-Flor 2013. Por fim, conclui-se que apesar dos resultados indicarem uma tendência negativa a esse processo, a cultura das escolas de samba ancorada por seus fãs, possui através da resistência uma grande importância social, comercial e política. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Prof. Dr. Brunno Fernandes da Silva Gaião | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.relation.ispartofseries | CDD 394.25 | - |
dc.subject | Escolas de samba | pt_BR |
dc.subject | Carnaval carioca | pt_BR |
dc.subject | Mercadorização da cultura | pt_BR |
dc.title | Nem tudo acaba nas cinzas de quarta: a mercadorização dos desfiles das escolas de samba sob a ótica dos fãs do carnaval carioca. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 20 - TCC |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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