Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28726
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Viana, Emanoela Dayana Moreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-01T14:03:07Z | - |
dc.date.available | 2023-03-01T14:03:07Z | - |
dc.date.issued | 2019-11-28 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28726 | - |
dc.description | VIANA, E. D. M. A inclusão do estudante com deficiência intelectual em uma escola pública no município de Guarabira. 2019. 28f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2019. | pt_BR |
dc.description.abstract | Os estudantes com limitações sejam elas físicas ou mentais, são antes de tudo criança como qualquer outra, com aptidão de superar suas dificuldades, ponderando que toda criança tem direito à inserção social e escolar, conforme garante a Lei n° 13.146, de 6 de julho de 2015. Contudo, para que o estudante com deficiência intelectual seja verdadeiramente incluso na escola pública, a mesma deve estar organizada e os docentes preparados para receber os estudantes, pois o docente media o processo de ensino e aprendizagem. Promover a inclusão de estudantes com deficiência acrescenta às chances desse sujeito, desde que esta seja efetiva, oportunizando uma formação que produza independência e capacidade de participação ativa na sociedade, afinal a convivência com os demais irá proporcionar o desenvolvimento de diversas habilidades. Com isso, objetiva-se com esse trabalho reconhecer o significado da inclusão de estudantes com deficiência intelectual em uma escola pública estadual da Paraíba, considerando a relevância da formação continuada para os docentes não pedagogos. O presente artigo seguiu o modelo de pesquisa qualitativa analítica baseada no estudo de caso, tendo como ferramenta um questionário contendo treze perguntas, aplicado para sete professores não pedagogos, sendo as informações obtidas e analisadas através das ferramentas descritivo-exploratória, estabelecendo um diálogo entre os autores que fundamentam esse estudo (1997, 1999, 2003) Montoan, (2000) Mittler e (1994, 2000, 2004) Vygotsky. Assim, conclui-se com a pesquisa, que os profissionais precisam ser capacitados para receber esses estudantes, é preciso também crer no processo de incluir, buscando alternativas que visem efetivar a mesma. Incluir ultrapassa integrar, incluir é acolher, coexistir, auxiliar na superação das limitações e fazer-se empático diante das diferenças, afinal a sociedade é composta de diferenças e, aprender a coexistir com elas, é decisivo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Rônia Galdino da Costa | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Deficiência intelectual | pt_BR |
dc.subject | Inclusão | pt_BR |
dc.subject | Formação continuada | pt_BR |
dc.title | A inclusão do estudante com deficiência intelectual em uma escola pública no município de Guarabira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 46 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Emanoela Dayana Moreira | PDF - Emanoela Dayana Moreira | 728.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.