Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2879
Título: A inserção do assistente social na política de saúde pública: avanços e desafios
Autor(es): Costa, Lynacristian Araújo
Palavras-chave: Política de Saúde
Sistema Único de Saúde
Assistente Social
Serviço Social
Data do documento: 7-Fev-2014
Resumo: O presente artigo resulta de pesquisa bibliográfica, estimulada pelas reflexões advindas do processo de formação acadêmica em Serviço Social, particularmente, da experiência de estágio supervisionado na área de saúde. Procura fazer uma análise da inserção do assistente social na política de saúde pública, pontuando os avanços e desafios vivenciados pela profissão. Para tanto, apresenta como objetivos a recuperação da trajetória histórica dessa inserção profissional, apreendendo na contemporaneidade, os limites e as possibilidades que se impõem ao assistente social nessa área de atuação. A metodologia utilizada consistiu na realização de pesquisa bibliográfica e documental. A análise da inserção do assistente social no âmbito da saúde pública revela a presença da relação entre realidade e profissão, na medida em que tal inserção foi historicamente determinada pelo agravamento das expressões da questão social e pela necessidade de enfrentamento dessas expressões por parte do Estado, do patronato e da classe trabalhadora. A relação entre o Serviço Social e a saúde pública é marcada por avanços e desafios, possibilidades e limites que se referem a aspectos estruturais e conjunturais de desenvolvimento das políticas sociais, bem como ao acúmulo teórico-metodológico e ético-político alcançado pela categoria dos assistentes sociais ao longo da sua trajetória histórica.
Descrição: COSTA, L. A. A inserção do assistente social na política de saúde pública: avanços e desafios. 2012. 26f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Serviço Social) – Universidade Estadual da Paraíba, Centro de Ciências Sociais Aplicadas, 2012. [Tipo: Artigo]
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2879
Aparece nas coleções:24 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lynacristian Araújo Costa.pdfLynacristian Araújo Costa491.68 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.