Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28801
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Alves, Carlos Roberto Albuquerque | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-17T17:53:40Z | - |
dc.date.available | 2023-03-17T17:53:40Z | - |
dc.date.issued | 2014-11-29 | - |
dc.identifier.other | CDD 306.08 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28801 | - |
dc.description | ALVES, Carlos Roberto Albuquerque. A cultura afro-brasileira e o ensino nas escolas públicas. 2014. 28f. Monografia (Especialização em Práticas Pedagógicas Interdisciplinares) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho tem como temática a cultura afro-brasileira na escola pública. A partir do tratamento das questões do racismo e os processos de discriminação, problematizou-se o desenvolvimento sociocultural do Brasil, discutimos a questão da diferença e do multiculturalismo na educação, no intuito de se compreender as perspectivas que podem auxiliar no processo educativo e de valorização e/ou aceitação do diferente. Em um país em que predomina uma diversidade cultural, partiu-se de uma breve historiação da organização socialfocada na contribuição do negro, tratou-se sobre a educação pública e o Sistema Nacional de Educação, tendo como marco normativo a Constituição Federal, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, Lei 9.394/96, Lei 10.639/03 e a Lei 11.645/08, bem como as observações realizadas em pesquisa como docentes e discentes do ensino fundamental da Escola Municipal de Ensino Fundamental Índio Piragibe, Santa Rita, Paraíba. Ao final foram apresentados os relatos de experiências de docentes, relacionados à vivência em sala de aula, sobre o tratamento do tema em questão, concluindo pela necessidade de valorização do direito à diversidade cultural com foco na valorização da cultura afro-brasileira em escolas públicas e pela disparidade existente entre o âmbito legislativo-normativo, nacional e internacional, e aplicação no cotidiano da educação pública formal brasileira | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa. Dra. Eneida Maria Gurgel de Araújo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Diversidade cultural | pt_BR |
dc.subject | Cultura afro-brasileira | pt_BR |
dc.subject | Experiências multiculturais | pt_BR |
dc.subject | Escola pública | pt_BR |
dc.title | A cultura afro-brasileira e o ensino nas escolas públicas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | I - EFEPPI - Monografias |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF - Carlos Roberto Albuquerque Alves.pdf | PDF - Carlos Roberto Albuquerque Alves | 327.94 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 289.23 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.