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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28821
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Soares, Vanda dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-24T17:08:26Z | - |
dc.date.available | 2023-03-24T17:08:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-15 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.6 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28821 | - |
dc.description | SOARES, V. dos S. Experiências didáticas de língua portuguesa no estágio supervisionado II, no contexto da pandemia do Covid-19. 2022. 40f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Letras Português) - Universidade Estadual da Paraíba, Guarabira, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Diante das dificuldades impostas pela Covid-19, dentre elas o isolamento social, as instituições, de modo geral, a exemplo da escola e da universidade, procuraram estratégias para continuar suas atividades e, as aulas remotas se configuraram enquanto uma destas estratégias. Assim, na UEPB, no Curso de Letras do Campus III, o Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa, seguiu essa tendência. Nesse sentido, este trabalho objetivou apresentar e discutir algumas experiências didáticas (a partir dos gêneros textuais) realizadas durante o Estágio Supervisionado II, no contexto da pandemia de Covid-19. E para fundamentar esta pesquisa alguns pressupostos teóricos foram importantes: Pimenta e Lima (2012) e Zabalza (2014), no tocante ao Estágio Supervisionado; sobre o estudo dos Gêneros Textuais/Discursivos os estudos de Marcuschi (2010), Paula (2011), PCNs (1998) e BNCC. E no viés das práticas de linguagem e sequências didáticas os estudos de Antunes (2003), Alves (2013), Rouxel (2013), Galvão (2018) e Paiva (2010). Do ponto de vista metodológico, tratou-se de uma pesquisa qualitativa, documental e pesquisa-ação. O objeto desta pesquisa foram as práticas de linguagem e o corpus da pesquisa foi o Relatório de Estágio Supervisionado II. Os resultados apontaram para a possibilidade de se trabalhar o ensino de Língua Portuguesa (LP), mesmo em tempos adversos. E que o uso da tecnologia permitiu que as práticas de linguagem (leitura, produção de texto, gramática e oralidade) utilizadas durante as aulas na pandemia seguissem, com algumas diferenças e dificuldades, as práticas do modelo presencial de ensino de LP. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Juarez Nogueira Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Práticas de linguagem | pt_BR |
dc.subject | Ensino de LP | pt_BR |
dc.subject | Estágio de Língua Portuguesa II | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.title | Experiências didáticas de língua portuguesa no estágio supervisionado II, no contexto da pandemia do Covid-19 | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 45 - TCC |
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