Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28828
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorBarbosa, Janicleide de Lima-
dc.date.accessioned2023-03-28T12:45:33Z-
dc.date.available2023-03-28T12:45:33Z-
dc.date.issued2023-03-21-
dc.identifier.otherCCD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28828-
dc.descriptionBARBOSA, Janicleide de Lima. O contributo das TICs no processo ensino aprendizagem do ensino de geografia durante a pandemia da covid-19. 2023. 33f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação EAD em Geografia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractA pesquisa foi realizada no exercício da docência no curso de licenciatura em Geografia, na Educação Básica – Ensino Fundamental anos finais. Tendo como objetivo analisar a relevância de identificar os principais desafios do ensino de Geografia por meio do ensino remoto, analisando o auxílio da tecnologia de informação e comunicação (TICs) no método de ensino aprendizagem para a disciplina de Geografia durante o período pandêmico. E como objetivo específico: Compreender o método de ensino remoto utilizado pela escola, avaliando seus potenciais impactos para o processo de ensino-aprendizagem em Geografia; descrever os desafios e possibilidades observados no período de regência a partir do ensino remoto: A pesquisa foi construída a partir de artigos, dissertações de autores como: Neves e Muniz (2018), Martines, (2018), Conceição e Ferreira, (2022), Cunha, Silva, Silva, (2022), Lima et al., (2023) entre outros que dialogam com a temática. A metodologia, se deu mediante uma abordagem qualitativa visando a compreensão e interpretação dos fatos, sendo adotados como técnicas a pesquisa bibliográfica, documental bem como o estudo de campo utilizando a observação. Devido ao momento vivenciado pela pandemia da COVID-19, no qual ocorreu o distanciamento social, a prática foi desenvolvida de maneira adaptada, seguindo todas as orientações definidas pela Organização Mundial de Saúde – OMS. Conclui-se nesse contexto de ensino, que professores e alunos tiveram que se adequar à nova realidade educacional, onde as metodologias, as ações pedagógicas no âmbito escolar.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Maria Juliana Leopoldino Vilarpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Geografiapt_BR
dc.subjectEnsino remotopt_BR
dc.subjectCOVID – 19pt_BR
dc.subjectEducaçãopt_BR
dc.titleO contributo das TICs no processo ensino aprendizagem do ensino de geografia durante a pandemia da covid-19pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Janicleide de Lima Barbosa.pdfPDF - Janicleide de Lima Barbosa1.24 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de depósito.pdfTermo de depósito886.97 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.