Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28840
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Januário, Maria Aparecida da Silva | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T12:26:28Z | - |
dc.date.available | 2023-03-29T12:26:28Z | - |
dc.date.issued | 2022-04-24 | - |
dc.identifier.issn | CDD 371.3 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28840 | - |
dc.description | JANUARIO, Maria Aparecida da Silva. Impacto da pandemia em estudantes de escola pública. 2022. 18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A pandemia pela Covid-19 rompe a vida cotidiana em curso anteriormente, colocando as instituições e pessoas em uma abrupta descontinuidade e demandas de adaptações. Para controle do contágio, a Organização Mundial de Saúde (OMS) e demais instituições sanitárias, recomendaram o protocolo mundial do distanciamento social e períodos de isolamento social em momentos críticos. As instituições educacionais inicialmente foram fechadas e depois tiveram que aderir ao uso de ferramentas tecnológicas para retomarem as atividades escolares de modo remoto. As instituições passaram a aplicar diferentes estratégias na tentativa de garantir a continuidade do processo de escolarização de forma remota. Diante desse impacto decorrente da pandemia pela Covid-19 este artigo objetivou acessar discursos de alunos do ensino fundamental de uma escola pública sobre o impacto da pandemia na vida e no processo de escolarização. Foi realizada uma pesquisa de campo, de base qualitativa, desenvolvida de forma virtual, através de entrevistas com 13 estudantes do ensino fundamental de uma escola pública do município de Campina Grande- PB. Foi utilizada a análise do discurso à luz da Psicanálise em Freud e Lacan. Os resultados apontaram dificuldade de concentração, sentimento de atraso acadêmico, ansiedade, a presença de muito barulho no ambiente doméstico e falta de rotina e dificuldade para assistir às aulas. Também foi relatado a precariedade de acesso a ferramentas tecnológicas para os alunos assistirem às aulas. Em relação a comunicação com os professores, muitos adolescentes se sentem envergonhados em participar das aulas remotas, não ligam as câmeras e quando participam da aula é através do Chat. Diante dessa difícil experiência escolar e com a proximidade do possível retorno presencial, a escola está convocada sobre muitos outros aspectos, além daqueles que já se faziam problemáticos em sua realidade. Assim, será importante abrir espaço para o dizer não só dos alunos, mas de toda comunidade escolar, no sentido de descobrir, com base nas variadas posições subjetivas impactadas pela pandemia, caminhos de acolhimento, compensações e implicações para retomar e conduzir o processo de escolarização, com atenção a saúde mental. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Prof. Dra. Maria Lígia de Aquino Gouveia | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Pandemia | pt_BR |
dc.subject | Ensino remoto | pt_BR |
dc.subject | Isolamento social | pt_BR |
dc.subject | Escolarização | pt_BR |
dc.subject | Saúde mental | pt_BR |
dc.title | Impacto da Pandemia em estudantes de escola pública | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
PDF- Maria Aparecida da Silva Januário | PDF- Maria Aparecida da Silva Januário | 460.12 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
PDF - Termo de Depósito | PDF - Termo de Depósito | 213.71 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.