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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28851
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Morais, Gabriella Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-03-29T21:22:46Z | - |
dc.date.available | 2023-03-29T21:22:46Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 613.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28851 | - |
dc.description | MORAIS, Gabriella Alves. Efeitos dos exergames na capacidade física de idosos: uma revisão integrativa. 2022. 24f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Fisioterapia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O processo de envelhecimento pode gerar diversas alterações na capacidade física do idoso, afetando diretamente o seu bem-estar e qualidade de vida. Por isso, é importante que essa população adote hábitos de vida saudáveis, como a prática de exercício físico. Diante desse cenário, pesquisas estão sendo desenvolvidas no intuito de encontrar alternativas que favorecem a adesão dessa prática pelos idosos. Uma das possibilidades é o uso dos exergames que requer movimentos corporais ativos dos participantes e fornece interação, entretenimento, ludicidade e motivação. Diante disso, o objetivo deste estudo é investigar os efeitos dos exergames na capacidade física de idosos. Para isso foi realizada uma revisão integrativa da literatura por meio de uma pesquisa nas bases de dados Pubmed, BVS, Cochrane Library e SciELO, em janeiro de 2022. Para a estratégia de busca foram utilizados descritores e termos alternativos identificados no DECs e no MeSH, com base na estratégia PICO. Foram incluídos estudos publicados entre 2016 e 2021, nos idiomas português, inglês e espanhol, do tipo ensaios clínicos randomizados, com participantes de 60 anos ou mais, saudáveis pela ausência de senilidade e com intervenções de exergames. A escala PEDro foi utilizada para verificar a qualidade metodológica dos estudos. Foram identificados 2.107 artigos, 18 foram selecionados para leitura completa e oito foram elegíveis para a amostra final. Os estudos apresentaram amostras que variaram entre 20 e 80 participantes, do gênero masculino e feminino. Os exergames utilizados incluíram o Xbox 360 com Kinect, Nintendo Wii Fit e o Impact Dance Platform, com protocolos de 5 a 12 semanas, duas a três vezes por semana e sessões de 30 a 60 minutos. Os achados desta revisão sugerem que o uso de exergames apresenta resultados promissores na capacidade física de idosos, envolvendo os domínios de equilíbrio, força muscular, marcha, mobilidade, agilidade e capacidade aeróbica, além de se mostrar viável e seguro para estes indivíduos. Novos estudos devem ser desenvolvidos para uma análise mais expressiva dos efeitos dos exergames nessa população, visto que os artigos sobre a temática são limitados. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Alecsandra Ferreira Tomaz | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Idoso | pt_BR |
dc.subject | Exergames | pt_BR |
dc.subject | Capacidade física | pt_BR |
dc.title | Efeitos dos exergames na capacidade física de idosos: uma revisão integrativa | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 14 - TCC |
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