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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28857
Título: | Ensinar e aprender: Desafios, habilidades e competências de professores de Biologia do Ensino Médio, durante a pandemia (SARS-COV-2) |
Autor(es): | Costa, Eduardo Marcelino Silva |
Palavras-chave: | Pandemia Ensino remoto Novas tecnologias na educação Formação docente |
Data do documento: | 31-Mar-2022 |
Resumo: | A pandemia (SARS-CoV-2) se espalhou rapidamente afetando diversos setores da sociedade mundial, desestabilizando em especial a educação. O processo de ensino-aprendizagem em ensino de Biologia passa a ser mediado por tecnologias digitais devido o distanciamento social sugerido pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Assim, este estudo objetivou avaliar as modificações que ocorreram com os professores e estudantes no ensino de biologia das escolas públicas na etapa final da educação básica (Ensino médio) no município de Campina Grande, identificando quais percalços foram vencidos e quais habilidades e competências foram desenvolvidas pelos docentes durante o resgate do ensino no ambiente remoto para se adaptar à nova realidade. Para compreender quais fenômenos educacionais foram drasticamente modificados em decorrência do surgimento da pandemia (SARS-COV-2) foi adotada uma abordagem quanti-qualitativa (mista) baseada em Richardson (1999), com aplicação de formulário semiestruturado impresso para docentes que se faziam presentes na instituição de ensino e digital através da plataforma Google Forms. Responderam ao formulário 45 professores de biologia da rede pública do ensino básico, que compõe o quadro de docentes do nível médio (1°, 2° e 3° ano). Verificou-se que as maiores dificuldades encontradas foram a falta de equipamentos tecnológicos para professores e alunos e a falta o acesso à internet para os alunos que se mantiveram impedidos de estar participando devidamente das aulas remotas. Durante a trajetória da pandemia as Habilidades mais desenvolvidas pelos docentes foram: Flexibilidade e empatia (20,0%); Consciência tecnológica (19,4%) e Aperfeiçoamento constante (18,9%) já as |Competências foram: Adaptação a equipamentos tecnológicos (17,2%); Criatividade em criar atividades online (16,9%) e o Conhecimento de novas tecnologias (16,8%). A Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) atuou para minimizar os efeitos da falta de proximidade do docente com as tecnologias e plataformas digitais por meio de cursos de aperfeiçoamento e educação continuada ampliado a percepção do educador. |
Descrição: | COSTA, Eduardo Marcelino Silva. Ensinar e aprender: desafios, habilidades e competências de professores de Biologia do Ensino Médio, durante a pandemia (SARS-COV-2). 2022. 34f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. |
URI: | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28857 |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
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