Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2891
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Simone Rodrigues dos-
dc.date.accessioned2014-02-10T16:10:33Z-
dc.date.available2014-02-10T16:10:33Z-
dc.date.issued2014-02-10-
dc.identifier.otherCDD 372.891-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2891-
dc.descriptionSANTOS, Simone Rodrigues dos. Os desafios do ensino de geografia nas séries iniciais. 2011. 32f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia à Distância)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho de conclusão de curso tem a finalidade de analisar o ensino de Geografia nas séries iniciais do Ensino Fundamental, particularmente as turmas de 4º e 5º ano da Escola de Ensino Fundamental Serafina Ribeiro. A escola localiza-se na cidade de Gurinhém, no agreste paraibano. Inicialmente partimos do resgate histórico da redemocratização do ensino de Geografia nas séries iniciais no Brasil, com a aprovação do decreto lei da nova LDB (Lei de Diretrizes e Bases) nº 9394/96, que se tornou obrigatória no currículo escolar o ensino de Geografia nas Séries Iniciais do Ensino Fundamental. Nosso objetivo é compreender como se desenvolveu esse processo. Para tanto, entrevistamos os professores da escola, através do trabalho de campo observamos e analisamos a prática docente, os métodos de ensino, a utilização do livro didático, e as estratégias que os professores utilizam para tornar as aulas mais atraentes e motivadoras. Buscamos refletir, também, como a teoria tem sido trabalhada na prática de sala de aula. Após diversas leituras e análise, percebeu-se a aplicação de diferentes linguagens nas aulas de geografia e propomos neste trabalho algumas sugestões com a finalidade de contribuir para tornar o ensino de Geografia não só mais uma disciplina do currículo escolar, porém uma disciplina que contribua para formar cidadãos que se preocupem com seu espaço e o transforma.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Regina Celly Nogueira da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino da Geografiapt_BR
dc.subjectSéries iniciaispt_BR
dc.subjectAprendizagempt_BR
dc.titleOs desafios do ensino de geografia nas séries iniciaispt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:92 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Simone Rodrigues dos Santos.pdf7.73 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.