Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28922
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Nascimento, Érika Medeiros do | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T10:32:39Z | - |
dc.date.available | 2023-04-20T10:32:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28922 | - |
dc.description | NASCIMENTO, Érika Medeiros do. Inclusão de deficientes visuais na educação básica: Uma análise em periódicos nacionais. 2022. 29f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A inclusão do deficiente visual é um tema que vem sendo cada vez mais discutido, uma vez que a inserção de alunos que possuam alguma necessidade especial está cada vez maior, mas quando observamos a pessoa com deficiência visual na sociedade, não à enxergamos incluída, no ensino de química não é diferente. Dessa maneira, o presente artigo traz uma análise bibliográfica de artigos encontrados em três periódicos nacionais da área de ensino de Ciências e de Química, com o objetivo de entender porque o aluno cego não é totalmente incluso no ensino de química, investigar as práticas inclusivas, mostrar as dificuldades enfrentadas pelos alunos e professores e quais fatores interferem na inclusão de deficientes visuais. A metodologia utilizada na pesquisa foi de natureza qualitativa, que foi elaborada a partir de uma pesquisa bibliográfica. Os resultados retrataram aspectos que precisam ser melhorados para o desenvolvimento pleno do processo de ensino e aprendizagem, tais como: a necessidade de recursos para a permanência desses alunos na escola e as adaptações dos materiais utilizados em sala de aula. Os trabalhos conseguiram trazer importantes apontamentos para que a inclusão do deficiente visual ocorra de verdade, explicitando que é de fundamental importância planejar, adaptar e utilizar instrumentos para que os deficientes visuais tomem posse dos conhecimentos químicos e possam desenvolver suas atividades com autonomia. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profª. Drª. Rochane Villarim de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação inclusiva | pt_BR |
dc.subject | Metodologias de ensino | pt_BR |
dc.subject | Deficiente visual | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.title | Inclusão de deficientes visuais na educação básica: Uma análise em periódicos nacionais | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Érika Medeiros do Nascimento.pdf | TCC - Érika Medeiros do Nascimento | 538.38 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito | 186.1 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.