Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28928
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Bernardo, Mateus Lima | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T10:59:44Z | - |
dc.date.available | 2023-04-20T10:59:44Z | - |
dc.date.issued | 2022-03-24 | - |
dc.identifier.other | CDD 370.71 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28928 | - |
dc.description | BERNARDO, Mateus Lima. Percepções de discentes de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba sobre a herpetofauna e avifauna paraibana. 2022. 23f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A relação entre as sociedades humanas e a fauna local, historicamente, envolve atividades relativas à alimentação, cerimônias religiosas e tratamentos médicos, suscitando mitos, lendas e crenças que geram emoções positivas e negativas em relação a esses animais. Estes conhecimentos populares podem gerar comportamentos anticonservacionistas de determinadas espécies vistas como nocivas. Uma vez que se espera que as pessoas formadas em Ciências Biológicas atuem em prol da conservação destes animais, o presente trabalho tem como principal objetivo investigar as percepções discentes dos cursos de Licenciatura e Bacharelado da Universidade Estadual da Paraíba em relação aos grupos Squamata, Testudines, Dinossauria, Amphibia e Neornithes, a fim de identificar se prevalecem visões mais ou menos informadas em relação ao conhecimento científico. Nesse sentido, utilizamos pressupostos teóricos do Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) como referencial teórico para nortear todo o processo de investigação, principalmente no que diz respeito a importância dos conhecimentos pré-instrucionais dos estudantes para entendimento dos diferentes contextos envolvidos na pesquisa. O percurso metodológico foi dividido em quatro fases: Levantamento bibliográfico (I); construção do instrumento de coleta de dados (II) e aplicação prática do questionário ao público-alvo (III). Os dados de percepção foram coletados a partir de questionário estruturado com escala likert, em 2019, com 217 respondentes e analisados através de testes utilizando a escala likert como método de referência estatístico. Nossa pesquisa sugere que não há diferenças significativas entre as visões dos discentes em relação as da população paraibana, indicando visões pouco informadas da ciência com predominância de mitos, lendas e crenças sobre os animais locais. Estes resultados se constituem em um importante conjunto de dados para o planejamento e desenvolvimento de ações educacionais com este público-alvo. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Profa Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelo Reconstrução Educacional | pt_BR |
dc.subject | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.subject | Fauna paraibana | pt_BR |
dc.subject | Universidade Estadual da Paraíba | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.title | Percepções de discentes de Ciências Biológicas da Universidade Estadual da Paraíba sobre a herpetofauna e avifauna paraibana | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Mateus Lima Bernardo | TCC - Mateus Lima Bernardo | 979.56 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 99.88 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.