Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28933
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSouza, Flávia Danielly dos Santos-
dc.date.accessioned2023-04-20T11:18:22Z-
dc.date.available2023-04-20T11:18:22Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28933-
dc.descriptionSOUZA, Flávia Danielly dos Santos. Aprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no Ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricos. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractO trabalho aqui apresentado trata da integração entre o método de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Experimentação. A ABP é um método de ensino no qual o aluno é inserido como sujeito ativo e os conhecimentos são construídos por meio da resolução de problemas conexos com o cotidiano. A Experimentação é uma abordagem que favorece um elo entre o mundo simbólico dos conteúdos e as observações reais e contextualizadas na prática. Nessa perspectiva, a integração da Experimentação com o método da ABP pode ser uma boa maneira de fazer com que os conceitos ensinados pelo professor sejam melhor compreendidos pelos alunos. Nesse sentido, buscamos analisar o processo de elaboração de uma proposta de ensino que utiliza a Experimentação como abordagem alinhada ao método da ABP no ensino de conhecimentos de Física, especificamente para a discussão sobre circuitos elétricos para 3ª série do Ensino Médio, tomando como alicerce o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da Unidade Temática Matéria e Energia, da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na análise realizada, constatamos como maior dificuldade o alinhamento dos objetos de conhecimento com as especificidades do método e da abordagem utilizada. Esperamos que a perspectiva exposta quanto ao processo de utilização da Experimentação como abordagem alinhada ao método da ABP, seja útil para pesquisadores e professores que pretendam trabalhar com essa temática.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Janaína Guedes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectAprendizagem Baseada em Problemaspt_BR
dc.subjectExperimentaçãopt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.titleAprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Flávia Danielly dos Santos Souza.pdfTCC - Flávia Danielly dos Santos Souza797.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito360.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.