Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28933
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Souza, Flávia Danielly dos Santos | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T11:18:22Z | - |
dc.date.available | 2023-04-20T11:18:22Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28933 | - |
dc.description | SOUZA, Flávia Danielly dos Santos. Aprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no Ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricos. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho aqui apresentado trata da integração entre o método de ensino Aprendizagem Baseada em Problemas (ABP) e a Experimentação. A ABP é um método de ensino no qual o aluno é inserido como sujeito ativo e os conhecimentos são construídos por meio da resolução de problemas conexos com o cotidiano. A Experimentação é uma abordagem que favorece um elo entre o mundo simbólico dos conteúdos e as observações reais e contextualizadas na prática. Nessa perspectiva, a integração da Experimentação com o método da ABP pode ser uma boa maneira de fazer com que os conceitos ensinados pelo professor sejam melhor compreendidos pelos alunos. Nesse sentido, buscamos analisar o processo de elaboração de uma proposta de ensino que utiliza a Experimentação como abordagem alinhada ao método da ABP no ensino de conhecimentos de Física, especificamente para a discussão sobre circuitos elétricos para 3ª série do Ensino Médio, tomando como alicerce o disposto na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), dentro da Unidade Temática Matéria e Energia, da área de Ciências da Natureza e suas Tecnologias. Na análise realizada, constatamos como maior dificuldade o alinhamento dos objetos de conhecimento com as especificidades do método e da abordagem utilizada. Esperamos que a perspectiva exposta quanto ao processo de utilização da Experimentação como abordagem alinhada ao método da ABP, seja útil para pesquisadores e professores que pretendam trabalhar com essa temática. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Ma. Janaína Guedes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Aprendizagem Baseada em Problemas | pt_BR |
dc.subject | Experimentação | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
dc.title | Aprendizagem baseada em problemas integrada à experimentação no ensino de Física: Proposta para introdução a circuitos elétricos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Flávia Danielly dos Santos Souza.pdf | TCC - Flávia Danielly dos Santos Souza | 797.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 360.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.