Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28935
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Costa, Matheus Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-20T11:27:08Z | - |
dc.date.available | 2023-04-20T11:27:08Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 796.077 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28935 | - |
dc.description | COSTA, Matheus Alves. Análise comparativa dos projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física na Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Este estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os PPCs dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, de 2016 até os dias atuais. Não obstante, pretende-se, identificar semelhanças e diferenças entre os dois projetos; comparar as matrizes curriculares sobre os aspectos das disciplinas ofertadas e a carga horária destinada; e, verificar o perfil dos egressos presentes em cada PPC. O estudo caracteriza-se como uma análise documental de abordagem qualitativa. Ao realizar as análises percebemos que há mais semelhanças do que diferenças nos projetos; que há poucas diferenças entre os conteúdos e as cargas horárias, afetando apenas componentes do âmbito pedagógico à licenciatura e de aperfeiçoamento no bacharelado. Com relação às semelhanças, percebe-se que as 4 linhas de pesquisa são as mesmas para os dois cursos, desta forma um estudante de licenciatura pode desenvolver pesquisas na área de saúde e biodinâmica e em contrapartida um bacharel pode desenvolver suas pesquisas na linha de estudos pedagógicos. Fica evidenciado ainda, que os componentes curriculares dos dois cursos apesar de existirem diferenças de carga horária e partirem para outro objetivo, as disciplinas são semelhantes e podem ser aproveitadas nos dois cursos. Esses achados, podem indicar a título de conclusão a possibilidade da unificação dos dois currículos em uma formação que contemple os mais diversos campos de atuação profissional, sem que haja prejuízos aos futuros profissionais. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Jeimison de Araújo Macieira. | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação Física | pt_BR |
dc.subject | Projeto pedagógico | pt_BR |
dc.subject | Componentes curriculares | pt_BR |
dc.title | Análise comparativa dos projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba. | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 15 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Matheus Alves Costa | TCC - Matheus Alves Costa | 561.82 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 447.99 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.