Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28935
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCosta, Matheus Alves-
dc.date.accessioned2023-04-20T11:27:08Z-
dc.date.available2023-04-20T11:27:08Z-
dc.date.issued2022-11-30-
dc.identifier.otherCDD 796.077-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28935-
dc.descriptionCOSTA, Matheus Alves. Análise comparativa dos projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física na Universidade Estadual da Paraíba. 2022. 22f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Educação Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractEste estudo tem como objetivo realizar uma análise comparativa entre os PPCs dos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba - UEPB, de 2016 até os dias atuais. Não obstante, pretende-se, identificar semelhanças e diferenças entre os dois projetos; comparar as matrizes curriculares sobre os aspectos das disciplinas ofertadas e a carga horária destinada; e, verificar o perfil dos egressos presentes em cada PPC. O estudo caracteriza-se como uma análise documental de abordagem qualitativa. Ao realizar as análises percebemos que há mais semelhanças do que diferenças nos projetos; que há poucas diferenças entre os conteúdos e as cargas horárias, afetando apenas componentes do âmbito pedagógico à licenciatura e de aperfeiçoamento no bacharelado. Com relação às semelhanças, percebe-se que as 4 linhas de pesquisa são as mesmas para os dois cursos, desta forma um estudante de licenciatura pode desenvolver pesquisas na área de saúde e biodinâmica e em contrapartida um bacharel pode desenvolver suas pesquisas na linha de estudos pedagógicos. Fica evidenciado ainda, que os componentes curriculares dos dois cursos apesar de existirem diferenças de carga horária e partirem para outro objetivo, as disciplinas são semelhantes e podem ser aproveitadas nos dois cursos. Esses achados, podem indicar a título de conclusão a possibilidade da unificação dos dois currículos em uma formação que contemple os mais diversos campos de atuação profissional, sem que haja prejuízos aos futuros profissionais.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Jeimison de Araújo Macieira.pt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEducação Físicapt_BR
dc.subjectProjeto pedagógicopt_BR
dc.subjectComponentes curricularespt_BR
dc.titleAnálise comparativa dos projetos pedagógicos de curso (PPC) dos cursos de licenciatura e bacharelado em Educação Física da Universidade Estadual da Paraíba.pt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:15 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Matheus Alves CostaTCC - Matheus Alves Costa561.82 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito447.99 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.