Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28949
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Farias, Rayanne de Almeida | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-22T23:30:23Z | - |
dc.date.available | 2023-04-22T23:30:23Z | - |
dc.date.issued | 2022-05-05 | - |
dc.identifier.other | CDD 372 891 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/28949 | - |
dc.description | FARIAS, R. A. O Programa Residência Pedagógica e a formação de professores: um estudo realizado no subprojeto de Geografia/UEPB. 2022. 36 f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Geografia).- Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O Programa de Residência Pedagógica (PRP) é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores o qual objetiva induzir o aperfeiçoamento da formação prática nos cursos de licenciatura, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica a partir da segunda metade de seu curso. Sabendo disto, o presente estudo tem como objetivo central compreender as contribuições do PRP para a formação inicial dos professores de geografia, especialmente, alunos do curso de licenciatura em Geografia da Universidade Estadual da Paraíba, campus I, Campina Grande, PB. Esta é uma pesquisa com uma abordagem qualitativa, onde as fases se constituíram em pesquisa bibliográfica e pesquisa de campo. Para a coleta de dados foi utilizado o questionário, o qual, foi elaborado na plataforma do Google Forms e disponibilizado aos voluntários pelo WhatsApp. A partir deste os residentes puderam expressar suas respectivas visões a respeito da importância do PRP nos seus processos formativos, principalmente em relação a parceria entre Universidade e Escola que proporciona a inserção dos licenciandos no contexto escolar possibilitando que eles possam compreender a realidade da futura profissão. Em detrimento da Covid – 19 e, por conseguinte do Ensino Remoto Emergencial o estudo revela algumas limitações. No entanto, pode-se concluir que tais experiências vivenciadas proporcionaram aos residentes a chance de desenvolver suas capacidades reflexivas, além de se descobrirem enquanto profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Josandra Araújo Barreto de Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação inicial de professores | pt_BR |
dc.subject | Ensino de geografia | pt_BR |
dc.title | O Programa Residência Pedagógica e a formação de professores: um estudo realizado no subprojeto de Geografia/UEPB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 30 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de depósito .pdf | Termo de depósito | 139.34 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
PDF - Rayanne de Almeida Farias.pdf | PDF - Rayanne de Almeida Farias | 813.97 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.