Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2896
Título: Indicadores reprodutivos do bagre amarelo Aspistor Parkeri (Siluriformes Ariidae) no estuário do rio Paraíba do Norte, Bayeux, Paraíba
Autor(es): Martins, Tayná Oliveira
Palavras-chave: Bagre amarelo
Aspistor Parkeri
Relação gonadossomática
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: O Estuário do Rio Paraíba do Norte representa um ecossistema de grande importância para a vida e a manutenção de muitas espécies de peixes, por ser um ambiente que favorece a reprodução, a alimentação e o desenvolvimento de juvenis. Este estudo aborda o ciclo reprodutivo do bagre amarelo, Aspistor parkeri (Traill, 1832), residente no estuário através dos indicadores: proporção sexual, relação peso/comprimento, comprimento médio da primeira maturação (L50), fator de condição (K), variação mensal da frequência de estádios de maturidade e relação gonadossomática (RGS) no intuito de caracterizar sua reprodução. Foram analisados 186 espécimes capturados mensalmente entre agosto/09 e julho/10, através de arrastos manuais e “tomadas” em cinco pontos do estuário no município de Bayeux. Para o período de estudo, os dados abióticos como: temperatura do ar, temperatura da água, pH, salinidade e transparência, foram mensurados com a finalidade de analisar sua influência na reprodução de A. parkeri. Para os espécimes foram observados parâmetros como comprimento total (CT) (mm), peso total (PT) (g), peso do ovário (Po) (g), peso do corpo (Pc) (g) e estádio de maturação gonadal. A partir desses dados foram calculados RGS 1 (Po/PTx100), RGS 2 (Po/Pcx100) e K (PT/CTb). Para estabelecimento do período reprodutivo da espécie foi calculada a ΔRGS (RGS2-RGS1) sendo o período delimitado pelos valores mais elevados. Foi constatado que o período reprodutivo de A. parkeri no Estuário do Rio Paraíba do Norte concentra-se no verão (novembro a janeiro) com um pico reprodutivo em janeiro.
Descrição: MARTINS, Tayná Oliveira. Indicadores reprodutivos do bagre amarelo Aspistor Parkeri (Siluriformes:Ariidae) no estuário do Rio Paraíba do Norte, Bayeux, Paraíba. 2011. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2896
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Tayná Oliveira Martins.pdfTayná Oliveira Martins833.63 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.