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dc.contributor.authorSantos, Jucileia Rodrigues do Nascimento-
dc.date.accessioned2023-04-25T19:24:19Z-
dc.date.available2023-04-25T19:24:19Z-
dc.date.issued2022-03-31-
dc.identifier.otherCDD 333.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29009-
dc.descriptionSANTOS, Juciléia Rodrigues do Nascimento. O trabalho das mulheres loiceiras do sítio chã da pia como uma perspectiva de expressão da cultura do barro. 2022. 27f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPerceber a importância da cultura do barro no âmbito social, estimando o reconhecimento e a valorização do trabalho do artesão é uma das formas de incentivar a manutenção da tradição de um povo. Contribuíram, para uma melhor compreensão da realidade das mulheres loiceiras do Sítio Chã da Pia, os trabalhos realizados por Córdula (2013), Alves (2004), Barros (2018). Na pesquisa realizada, buscamos compreender a importância da arte do barro, transmitida de geração a geração, na comunidade tradicional de mulheres loiceiras de Chã da Pia, Município de Areia (PB). A coleta dos dados foi realizada por meio de um questionário semiestruturado on-line, no qual elas falaram sobre o início da prática de produção da louça de barro, cada uma com suas particularidades. Os dados foram analisados qualitativamente, com o objetivo de pensar sobre os desafios encontrados na continuidade da cultura do barro do barro na comunidade. Identificamos, como principais resultados, que a cultura do barro do barro é uma tradição familiar transmitida de geração a geração; existindo desafios para as mulheres loiceiras desde a obtenção da matéria prima, às dificuldades de venda das peças e a aceitação do ofício de artesã na comunidade. Apesar de a tradição se perpetuar até os dias de hoje, são poucos os moradores que ainda se mantém da produção dos produtos de barro. Considerando-se a aceitação da louça de barro quer seja nas residências, como produto de comercialização ou pela utilização dos artefatos como objetos de decoração; podemos ver que existe um crescente interesse em manter a produção e a venda das peças. O fato decorre de ações de pesquisa e extensão que vêm sendo desenvolvidas na comunidade nos últimos dez anos, que tiveram como desdobramento a fundação da Casa da Cultura de Chã da Pia e o lançamento do projeto Quintais Culturais de Chã da Pia. Por outro lado, também destacamos, como impulsionadores da prática do ofício das mulheres loiceiras; as feiras itinerantes que ocorrem na comunidade para estimular a visitação de turistas e o reconhecimento da cultura do barro desses produtos que também estão sendo expostos no Salão do artesanato de Campina Grande e de João Pessoa – PB.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Marcia Adelino da Silva Diaspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectArtesanatopt_BR
dc.subjectCultura do barropt_BR
dc.subjectAreia - PBpt_BR
dc.subjectMulheres loiceiraspt_BR
dc.titleO trabalho das mulheres loiceiras do sitio chã da pia como uma perspectiva de expressão da cultura do barropt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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