Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/2902
Título: Síntese, estudos espectroscópicos e bioensaios de Artemia salina para determinação da citotoxicidade de novos derivados 2- [(benzilideno)amino]-5,6,7,8–tetraidro–4H– ciclohepta[b]tiofeno–3- carbonitrila
Autor(es): Cruz, Rayssa Marques Duarte da
Palavras-chave: Artemia Salina
Aminotiofeno
Citotoxidade
Data do documento: 10-Fev-2014
Resumo: A síntese de novas substâncias bioativas necessita de ensaios preliminares que determinem a toxicidade, antes de serem realizados testes in vivo. Tais testes são importantes indicativos para a viabilidade da condução dos testes in vivo. A Artemia salina é um microcrustáceo largamente utilizado como modelo animal para determinar a taxa de mortalidade de diversas substâncias químicas sintéticas, advindas de fontes naturais, entre outras. Esse trabalho avaliou a citotoxicidade através do ensaio de letalidade por Artemia salina, através do método de Meyer modificado, de 14 derivados 2-[(benzilideno)amino]-3-ciano-5,6,7,8-tetraidro-4H-ciclohepta[b]tiofeno. Esses derivados foram sintetizados no Laboratório de Síntese e Vetorização de Moléculas (LSVM) da UEPB em duas etapas reacionais, iniciando pela reação multicomponentes de Gewald entre: malononitrila, cicloheptanona, enxofre elementar e morfolina em meio etanólico, que forneceu o precursor 2-amino-5,6,7,8-tetraidro-4H-ciclohepta[b]tiofeno-3- carbonitrila (7CN), que por condensação com diversos aldeídos aromáticos substituídos em meio ácido forneceu os compostos finais em bons rendimentos (55,8% a 99%), com extrema facilidade de purificação. As estruturas moleculares tiveram suas caraterísticas físico-quimicas determinadas e foram comprovadas através das técnicas de RMN 1H, RMN 13C, MS e IV. Os testes de citotoxicidade foram conduzidos segundo metodologia proposta por Meyer et al. (1982) modificada. Os valores da concentração letal 50% (CL50) foram calculados através do método estatístico PROBIT e as doses efetivas 50% (ED50) através das CL50 determinadas. Dos quinze compostos avaliados, 11 mostraramse atóxicas (CL50 > 1000 \g/mL) e apenas 4 (7CN, 7CN02, 7CN10 e 7CN11) apresentaram alguma toxidez. De forma que a série estudada apresentou citotoxicidade moderada a fraca, sendo a maioria das moléculas atóxicas dentro das concentrações avaliadas.
Descrição: CRUZ, Rayssa Marques Duarte da. Síntese, estudos espectroscópicos e bioensaios de Artemia salina para determinação da citotoxicidade de novos derivados 2- [(benzilideno)amino]-5,6,7,8–tetraidro–4H– ciclohepta[b]tiofeno–3- carbonitrila. 2011. 88f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2902
Aparece nas coleções:51 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Rayssa Marques Duarte da Cruz Parte 1.pdfRayssa Marques Duarte da Cruz2.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Rayssa Marques Duarte da Cruz Parte 2.pdfRayssa Marques Duarte da Cruz1.9 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
PDF - Rayssa Marques Duarte da Cruz Parte 3.pdfRayssa Marques Duarte da Cruz1.6 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.