Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29050
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Simplício, Raquel Costa Lopes | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-26T21:59:10Z | - |
dc.date.available | 2023-04-26T21:59:10Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-10 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.207 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29050 | - |
dc.description | SIMPLICIO, Raquel Costa Lopes Simplício. Segundo ciclo de validação de um instrumento avaliativo capaz de analisar o potencial do modelo de reconstrução educacional para o planejamento de ensino. 2023. 20 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Ciências Biológicas) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | No processo de ensino e aprendizagem da ciência, o professor assume um papel mediador importante, sendo responsável por planejar ambientes de ensino e aprendizagem que forneçam encontros frutíferos entre o conhecimento científico e os estudantes. Isto envolve o planejamento sistemático destes ambientes, levando em consideração questões relacionadas ao conteúdo científico em si, às características dos estudantes e aos objetivos de ensino e aprendizagem. O Modelo de Reconstrução Educacional (MRE) fornece um caminho seguro para este planejamento de ambientes de ensino e aprendizagem da ciência, tanto de um ponto de vista teórico, como de um ponto de vista metodológico. A partir deste entendimento, torna-se necessário o design e a validação de instrumentos avaliativos que permitam analisar o potencial do MRE para o planejamento de ensino. Sendo assim, o objetivo desse trabalho é desenvolver uma versão mais robusta do instrumento avaliativo por meio da realização do seu segundo ciclo de validação. Essa pesquisa é de natureza qualitativa e trabalhou com a interpretação de dados descritos. A metodologia foi concretizada em cinco etapas que seguiu as oito características dos ambientes de ensino e aprendizagem do MRE. Os resultados versam sobre aspectos estruturais do instrumento avaliativo provenientes dos aprimoramentos indicados na primeira validação e com base nisso, a (re)construção das afirmações que compõe o instrumento avaliativo, totalizando 37 afirmações na segunda validação. Essas afirmações podem ser utilizadas em outros instrumentos pré-teste e pós-teste diferentes do deste trabalho e são uma grande contribuição para a comunidade científica que empreende esforços em processos de validação no âmbito da Design Research. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Michelle Garcia da Silva; Coorientadora: Profa. Dra. Roberta Smania Marques | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Modelo de reconstrução educacional (MRE) | pt_BR |
dc.subject | Planejamento de ensino | pt_BR |
dc.subject | Processo de validação | pt_BR |
dc.title | Segundo ciclo de validação de um instrumento avaliativo capaz de analisar o potencial do Modelo de Reconstrução Educacional para o planejamento de ensino | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 11 / 16 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Raquel Costa Lopes Simplício | TCC - Raquel Costa Lopes Simplício | 381.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 371.53 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.