Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29056
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, José Victor Soares da | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T11:04:54Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T11:04:54Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-23 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29056 | - |
dc.description | SILVA, José Victor Soares da. O Cálculo Diferencial e Integral: História, conflitos, ensino e descobertas. 2022. 53f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho se deu a partir da necessidade de pesquisar sobre como a História da Matemática pode ajudar no ensino e aprendizagem do Cálculo Diferencial e Integral. Decorrente disso, buscamos investigar quais matemáticos contribuíram para o desenvolvimento do Cálculo Diferencial e Integral e quais foram suas contribuições. A Guerra do Cálculo travada por Newton Leibniz, as dificuldades de aprendizagem no ensino do Cálculo Diferencial e Integral, como também a História da Matemática como metodologia de ensino, apresentando uma proposta didática a ser trabalhada em sala de aula na disciplina de Cálculo Diferencial e Integral. Desenvolvemos esse trabalho na modalidade de pesquisa bibliográfica, no qual buscamos pesquisadores que produziram trabalhos sobre a História da Matemática como metodologia de ensino e acerca da história do Cálculo Diferencial e Integral, para assim nos apropriarmos do tema. Diante disso, as questões que nortearam nosso trabalho foram: Qual a importância de se trabalhar a História da Matemática no ensino do Cálculo Diferencial e Integral? Trabalhar História da Matemática no ensino do Cálculo Diferencial e Integral auxiliaria na aprendizagem do mesmo? Como resultado de nosso trabalho, concluímos que utilizar a História da Matemática como metodologia de ensino desperta o interesse do aluno pelo conteúdo estudado, tornando a Matemática mais humanizada, visto que surgiu a partir da necessidade do homem. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Diagrama Metodológico | pt_BR |
dc.subject | Cálculo Diferencial e Integral | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.title | O cálculo diferencial e integral: História, conflitos, ensino e descobertas | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - José Victor Soares da Silva | TCC - José Victor Soares da Silva | 749.15 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de depósito.pdf | Termo de depósito.pdf | 119.44 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.