Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29061
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorAlbuquerque, Monally Kelly Ribeiro de-
dc.date.accessioned2023-04-27T11:33:09Z-
dc.date.available2023-04-27T11:33:09Z-
dc.date.issued2022-12-01-
dc.identifier.otherCDD 510.9-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29061-
dc.descriptionALBUQUERQUE, Monally Kelly Ribeiro de. Ensino e aprendizagem da Matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho descreve uma experiência de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), Matemática do Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba. A regência se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, cidade de Lagoa Seca, estado da Paraíba. Programas de formação inicial, a exemplo do PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica, revelam-se de grande importância para a formação de professores de Matemática devido à prática de docência ser imprescindível para o desenvolvimento profissional. Para isso, dissertamos sobre uma abordagem teórico-metodológica de História da Matemática, em especial sobre números naturais, de modo a buscar uma maneira dinâmica e eficaz no ensino e aprendizagem dos alunos. Vídeos e slides foram utilizados na aula realizada pelo Google Meet como meio alternativo a facilitar o ensino da Matemática. Como resultado podemos afirmar que a contextualização histórica proporcionou aos alunos troca de saberes, interação entre eles, e estimulou ainda mais a criatividade e imaginação. Mostrando que eles realmente gostaram e se interessaram pelo conteúdo trabalhado, bem como se sentiram motivados a buscar ainda mais conhecimento sobre a História da Matemática. Com relação à experiência de regência, podemos afirmar que foi extremamente valiosa e enriquecedora para nossa formação profissional.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Linspt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPrograma de Residência Pedagógicapt_BR
dc.subjectCAPESpt_BR
dc.subjectHistória da Matemáticapt_BR
dc.subjectNúmeros Naturaispt_BR
dc.titleEnsino e aprendizagem da matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do programa residência pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grandept_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito153.73 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
TCC - Monally Kelly Ribeiro de Albuquerque.pdfTCC - Monally Kelly Ribeiro de Albuquerque1.48 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.