Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29061
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Albuquerque, Monally Kelly Ribeiro de | - |
dc.date.accessioned | 2023-04-27T11:33:09Z | - |
dc.date.available | 2023-04-27T11:33:09Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 510.9 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29061 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, Monally Kelly Ribeiro de. Ensino e aprendizagem da Matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do Programa Residência Pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande. 2022. 33 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) – Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho descreve uma experiência de regência no Programa Residência Pedagógica (PRP), Matemática do Campus Campina Grande, Universidade Estadual da Paraíba. A regência se deu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Irmão Damião, cidade de Lagoa Seca, estado da Paraíba. Programas de formação inicial, a exemplo do PIBIC, PIBID e Residência Pedagógica, revelam-se de grande importância para a formação de professores de Matemática devido à prática de docência ser imprescindível para o desenvolvimento profissional. Para isso, dissertamos sobre uma abordagem teórico-metodológica de História da Matemática, em especial sobre números naturais, de modo a buscar uma maneira dinâmica e eficaz no ensino e aprendizagem dos alunos. Vídeos e slides foram utilizados na aula realizada pelo Google Meet como meio alternativo a facilitar o ensino da Matemática. Como resultado podemos afirmar que a contextualização histórica proporcionou aos alunos troca de saberes, interação entre eles, e estimulou ainda mais a criatividade e imaginação. Mostrando que eles realmente gostaram e se interessaram pelo conteúdo trabalhado, bem como se sentiram motivados a buscar ainda mais conhecimento sobre a História da Matemática. Com relação à experiência de regência, podemos afirmar que foi extremamente valiosa e enriquecedora para nossa formação profissional. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Abigail Fregni Lins | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Programa de Residência Pedagógica | pt_BR |
dc.subject | CAPES | pt_BR |
dc.subject | História da Matemática | pt_BR |
dc.subject | Números Naturais | pt_BR |
dc.title | Ensino e aprendizagem da matemática de um ponto de vista histórico: uma experiência a partir do programa residência pedagógica UEPB/CAPES Campus Campina Grande | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 153.73 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
TCC - Monally Kelly Ribeiro de Albuquerque.pdf | TCC - Monally Kelly Ribeiro de Albuquerque | 1.48 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.