Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29129
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Fonseca, Ana Luiza Silva da | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T19:28:59Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T19:28:59Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-01 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.914 4 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29129 | - |
dc.description | FONSECA, Ana Luiza Silva da. Implicações emocionais da dislexia em crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas - PB. 2022. 21f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente artigo buscou analisar as implicações emocionais da dislexia, a partir da vivência de crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) do município de Queimadas. A pesquisa teve o caráter descritivo e analítico, sendo de natureza qualitativa. No que tange aos instrumentos utilizados na coleta de dados, utilizou-se dois testes para avaliação das emoções: a Escala Multidimensional de Ansiedade para Crianças e Adolescentes (MASC) e a Escala para Avaliação de Depressão em Crianças (CDRS-R). Em consonância aos testes, foi aplicada uma entrevista semiestruturada, no intuito de agregar maiores resultados ao estudo. A análise dos dados foi realizada conforme propõe Bardin (2016), a qual se estruturou em três etapas: Pré-análise; Exploração do material; Tratamento dos resultados, inferência e interpretação. A pesquisa contou com onze participantes, sendo dez o número de crianças e adolescentes, além da educadora emocional responsável por acompanhá-los. Os resultados sugerem que, para além das dificuldades neurobiológicas inerentes à dislexia, estão os fatores emocionais, os quais podem interferir de forma significativa no cotidiano da pessoa com dislexia. Logo, é imperativa a necessidade de se manter um olhar holístico para esse público, no intuito de possibilitar-lhes um suporte mais eficaz, dada a cronicidade deste transtorno. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Livânia Beltrão Tavares | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Dislexia - Aprendizagem | pt_BR |
dc.subject | Emoções | pt_BR |
dc.subject | Centro Especializado em Aprendizagem - CEA | pt_BR |
dc.title | Implicações emocionais da dislexia em crianças e adolescentes atendidos no Centro Especializado em Aprendizagem (CEA) de Queimadas - PB | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 28 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Ana Luiza Silva da Fonseca | TCC - Ana Luiza Silva da Fonseca | 2.01 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 327.01 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.