Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29155
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Medeiros, Bruno Damião Barros de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-02T21:39:12Z | - |
dc.date.available | 2023-05-02T21:39:12Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-30 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29155 | - |
dc.description | MEDEIROS, Bruno Damião Barros de. Análise dos livros didáticos de ciências da natureza adotados pela rede estadual de ensino do estado da Paraíba: um olhar para os conhecimentos de Física. 2022. 21 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Licenciatura em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O trabalho apresenta como principal objetivo a realização de uma análise inicial dos livros didáticos da área de ciências da natureza, adotados pela rede estadual de ensino do estado da Paraíba, acerca de como estes abordam os conhecimentos da Física, e se os conteúdos apresentados nesses livros estão coerentes com os objetos de conhecimento previstos na proposta curricular do Estado da Paraíba. A metodologia utilizada para realização dos estudos foi de natureza qualitativa, realizando uma análise documental (análise de livros didáticos). A análise foi realizada através de critérios e categorias elaboradas pelo autor, visando compreender se estes podem contribuir com o trabalho do professor no sentido de atender aos aspectos priorizados pelo “Novo Ensino Médio”. Os resultados do estudo nos levam ao entendimento que os conteúdos dos livros didáticos adotados se encontram de acordo com os objetos de conhecimento elencados na proposta curricular do estado da Paraíba e que tais conteúdos são apresentados nos livros didáticos de forma criteriosa e com certo rigor e atualidade científica, bem como os livros apresentam- se de forma atrativa para os estudantes facilitando assim uma melhor condição para o professor realizar suas ações em sala de aula. Por fim, este tema de pesquisa poderá indicar caminhos para uma melhor escolha de livros didáticos a serem utilizados no ensino de física por parte da sociedade acadêmica, no contexto da área de Ciências da Natureza, tendo como base os conhecimentos e temáticas da Física a serem abordados no “Novo Ensino Médio”. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientadora: Profa. Dra. Ana Raquel Pereira de Ataíde | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Livros didáticos | pt_BR |
dc.subject | Ciências da natureza | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Conhecimentos de Física | pt_BR |
dc.subject | Novo Ensino Médio | pt_BR |
dc.title | Análise dos livros didáticos de ciências da natureza adotados pela rede estadual de ensino do estado da Paraíba: um olhar para os conhecimentos de Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Bruno Damiao Barros de Medeiros | TCC - Bruno Damiao Barros de Medeiros | 570.27 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 292.66 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.