Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29167
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Pedro Lucas Loula dos | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T19:59:17Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T19:59:17Z | - |
dc.date.issued | 2022-12-14 | - |
dc.identifier.other | CDD 530.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29167 | - |
dc.description | SANTOS, Pedro Lucas Loula dos. Gamificação como estratégia metodológica para o ensino da Física. 2022.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | Para que o interesse dos discentes seja despertado e sejam incentivados a participarem das aulas, é necessário desenvolver metodologias dinâmicas que dependam da participação ativa dos alunos e tenha enfoque em pedagogias colaborativas. O presente trabalho faz uma pesquisa bibliográfica sobre a relevância do uso da gamificação como estratégia metodológica voltada para o ensino da física, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo é mostrar como o uso da Gamificação contribui ao processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas atividades de resolução e construção dos conceitos físicos de maneira dinâmica e interativa. As (TDIC) podem auxiliar o educador a elaborar suas aulas buscando contemplar os objetivos socioemocionais e cognitivos do aluno, que são fundamentais para os novos parâmetros sociais da sociedade da informação e do conhecimento (SIC). A pesquisa realizada teve como finalidade a obtenção de referências quanto a utilização de tecnologias em sala de aula no ensino da Física e de como a Base Nacional Comum Curricular integra essa utilização com o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, através de metodologias ativas, usando como estratégia metodológica a gamificação. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melo | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Física | pt_BR |
dc.subject | Base Nacional Comum Curricular - BNCC | pt_BR |
dc.subject | Tecnologia digital da informação e comunicação | pt_BR |
dc.subject | Gamificação | pt_BR |
dc.title | Gamificação como estratégia metodológica para o ensino da Física | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 04 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Pedro Lucas Loula dos Santos | TCC - Pedro Lucas Loula dos Santos | 557.78 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 104.22 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.