Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29167
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Pedro Lucas Loula dos-
dc.date.accessioned2023-05-03T19:59:17Z-
dc.date.available2023-05-03T19:59:17Z-
dc.date.issued2022-12-14-
dc.identifier.otherCDD 530.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29167-
dc.descriptionSANTOS, Pedro Lucas Loula dos. Gamificação como estratégia metodológica para o ensino da Física. 2022.18f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022.pt_BR
dc.description.abstractPara que o interesse dos discentes seja despertado e sejam incentivados a participarem das aulas, é necessário desenvolver metodologias dinâmicas que dependam da participação ativa dos alunos e tenha enfoque em pedagogias colaborativas. O presente trabalho faz uma pesquisa bibliográfica sobre a relevância do uso da gamificação como estratégia metodológica voltada para o ensino da física, por meio das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC). O objetivo é mostrar como o uso da Gamificação contribui ao processo de ensino-aprendizagem nas mais diversas atividades de resolução e construção dos conceitos físicos de maneira dinâmica e interativa. As (TDIC) podem auxiliar o educador a elaborar suas aulas buscando contemplar os objetivos socioemocionais e cognitivos do aluno, que são fundamentais para os novos parâmetros sociais da sociedade da informação e do conhecimento (SIC). A pesquisa realizada teve como finalidade a obtenção de referências quanto a utilização de tecnologias em sala de aula no ensino da Física e de como a Base Nacional Comum Curricular integra essa utilização com o desenvolvimento das habilidades e competências do aluno, através de metodologias ativas, usando como estratégia metodológica a gamificação.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Dra. Ruth Brito de Figueiredo Melopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Físicapt_BR
dc.subjectBase Nacional Comum Curricular - BNCCpt_BR
dc.subjectTecnologia digital da informação e comunicaçãopt_BR
dc.subjectGamificaçãopt_BR
dc.titleGamificação como estratégia metodológica para o ensino da Físicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:04 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Pedro Lucas Loula dos SantosTCC - Pedro Lucas Loula dos Santos557.78 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito104.22 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.