Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29182
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSantos, Francislândia Almeida de-
dc.date.accessioned2023-05-03T21:11:26Z-
dc.date.available2023-05-03T21:11:26Z-
dc.date.issued2022-11-25-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29182-
dc.descriptionSANTOS, Francislândia Almeida dos. O uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemática. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.pt_BR
dc.description.abstractNo contexto da Educação Matemática são evidentes as pesquisas que buscam ressaltar a preponderante influência dos Materiais Didáticos usados como auxílio metodológico para a obtenção de resultados satisfatórios e significativos na aprendizagem matemática. Sabemos que algumas das dificuldades existentes no processo de ensino de frações são somadas e intensificadas pelo pouco ou ausente uso de novas metodologias de ensino. Assim sendo, objetivamos com o presente estudo, investigar os benefícios correlacionados ao uso de recursos metodológicos, que se apresentam como alternativas contribuintes para a construção do conhecimento matemático. No entanto, a presente pesquisa destina-se a apresentação do Material Didático Régua das Frações, fonte de levantamentos bibliográficos, questionamentos e investigação de sua potencialidade no tocante a compreensão do conteúdo programático frações. Além do levantamento bibliográfico e exploratório que caracteriza o presente estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, visando observar os resultados de uma prática de ensino utilizando a Régua das Frações como fonte mediadora e facilitadora para aprendizagem, além de realizar discussões sobre a importância de haver a inclusão e adaptação de novas práticas metodológicas voltada ao ensino da Matemática. Diante das atividades, observações e intervenções realizadas no decorrer desta pesquisa, obtivemos como resultado a constatação da eficácia da Régua das Frações usada como alternativa metodológica que potencializou o aprendizado matemático dos sujeitos que participaram da investigação, contribuindo ainda para o desenvolvimento de novas habilidades, conceitos e descobertas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Aníbal de Menezes Macielpt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectMaterial Didáticopt_BR
dc.subjectEducação Matemáticapt_BR
dc.subjectRégua das Fraçõespt_BR
dc.titleO uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemáticapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:03 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Francislândia Almeida dos SantosTCC - Francislândia Almeida dos Santos3.82 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de DepósitoTermo de Depósito506.05 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.