Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29182
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Santos, Francislândia Almeida de | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-03T21:11:26Z | - |
dc.date.available | 2023-05-03T21:11:26Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29182 | - |
dc.description | SANTOS, Francislândia Almeida dos. O uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemática. 2022. 60f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | No contexto da Educação Matemática são evidentes as pesquisas que buscam ressaltar a preponderante influência dos Materiais Didáticos usados como auxílio metodológico para a obtenção de resultados satisfatórios e significativos na aprendizagem matemática. Sabemos que algumas das dificuldades existentes no processo de ensino de frações são somadas e intensificadas pelo pouco ou ausente uso de novas metodologias de ensino. Assim sendo, objetivamos com o presente estudo, investigar os benefícios correlacionados ao uso de recursos metodológicos, que se apresentam como alternativas contribuintes para a construção do conhecimento matemático. No entanto, a presente pesquisa destina-se a apresentação do Material Didático Régua das Frações, fonte de levantamentos bibliográficos, questionamentos e investigação de sua potencialidade no tocante a compreensão do conteúdo programático frações. Além do levantamento bibliográfico e exploratório que caracteriza o presente estudo, foi realizada uma pesquisa de campo, visando observar os resultados de uma prática de ensino utilizando a Régua das Frações como fonte mediadora e facilitadora para aprendizagem, além de realizar discussões sobre a importância de haver a inclusão e adaptação de novas práticas metodológicas voltada ao ensino da Matemática. Diante das atividades, observações e intervenções realizadas no decorrer desta pesquisa, obtivemos como resultado a constatação da eficácia da Régua das Frações usada como alternativa metodológica que potencializou o aprendizado matemático dos sujeitos que participaram da investigação, contribuindo ainda para o desenvolvimento de novas habilidades, conceitos e descobertas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Aníbal de Menezes Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Matemática | pt_BR |
dc.subject | Material Didático | pt_BR |
dc.subject | Educação Matemática | pt_BR |
dc.subject | Régua das Frações | pt_BR |
dc.title | O uso da régua das frações como material didático no ensino de Matemática | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Francislândia Almeida dos Santos | TCC - Francislândia Almeida dos Santos | 3.82 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito | Termo de Depósito | 506.05 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.