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dc.contributor.authorSilva, Larissa Vieira da-
dc.date.accessioned2023-05-04T12:06:17Z-
dc.date.available2023-05-04T12:06:17Z-
dc.date.issued2023-03-02-
dc.identifier.otherCDD 372.7-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29193-
dc.descriptionSILVA, Larissa Vieira da. DI-MATH: Um aplicativo voltado para a discalculia no ensino básico infantil. 2023. 45f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractMuitas vezes, a matemática é descrita como a disciplina mais difícil de ser compreendida por muitas pessoas. Quando se percebeu que havia problemas relacionados à dificuldade de aprendizado em matemática, teoricamente tornou-se mais simples de ser compreendido. Kosc analisou essa dificuldade e a nomeou como Discalculia, quando identificou que havia maior complexidade envolvida. Ele também identificou características importantes para o diagnóstico, possibilitando uma melhor compreensão e conhecimento atual sobre a condição. É importante considerar que a inclusão educacional, quando se trata dessa área específica, possui características e peculiaridades próprias que precisam ser levadas em conta. Na prática, a negligência em relação a essas particularidades pode se tornar uma realidade. A interação do aluno que possui tal dificuldade com o ambiente educacional deve ser considerada para obtenção de melhores resultados, bem como o acompanhamento familiar e psicológico se tornam necessários em prol do mesmo objetivo. Conhecer as diferenças e dificuldades individuais é fundamental, especialmente quando se trata de educação inclusiva. Nesse contexto, é essencial ter empatia e estar disponível para trabalhar em conjunto, a fim de buscar as melhores condições de aprendizagem para cada indivíduo. Desta forma, este artigo inclui o desenvolvimento de um jogo chamado “DI-MATH”, projetado para servir como uma ferramenta educacional para auxiliar no aprendizado de indivíduos diagnosticados com Discalculia, em escolas, lares e clínicas psicopedagógicas. Esse aplicativo utiliza a internet, mas funciona também de modo offline e atualmente é compatível com sistema operacional Android e por padrão deve ser jogado com o celular posicionado de forma horizontal. Ele possui etapas e fases voltadas para os subtipos existentes do déficit já citado e considera questões presentes e necessárias na educação básica infantil. O resultado obtido a partir desse jogo visa contribuir com estudos futuros voltados a área educacional com foco na Discalculia e pode ser expandido a nível institucional, podendo assim, somar com o ensino e acompanhamento do aluno.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientadora: Profa. Ma. Cheyenne Ribeiro Guedes Isidropt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectDiscalculiapt_BR
dc.subjectInclusão tecnológicapt_BR
dc.subjectEnsino de Matemáticapt_BR
dc.subjectEducação inclusivapt_BR
dc.titleDI-MATH: Um aplicativo voltado para a discalculia no ensino básico infantilpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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