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http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29195
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
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dc.contributor.author | Coutinho, Joao Paulo de Andrade | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T12:34:31Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T12:34:31Z | - |
dc.date.issued | 2023-03-03 | - |
dc.identifier.other | CDD 005.13 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29195 | - |
dc.description | COUTINHO, João Paulo de Andrade. Utilizando a ferramenta Scratch como facilitador no entendimento de conceitos básicos de componentes da lógica de programação. 2023. 31 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Computação) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | A lógica de programação é uma habilidade fundamental para qualquer pessoa que deseja aprender a programar. Ela envolve o entendimento de como pensar de forma lógica, ordenada e estruturada com o objetivo de desenvolver algoritmos e resolver problemas de maneira eficiente. No entanto, o desenvolvimento destes conceitos no dia a dia pode acabar criando uma barreira na evolução de muitos alunos, pois em vários casos, requer a capacidade de abstrair situações e pensar de forma abstrata, algo que muitos não estão acostumados a fazer por causa do modo de ensino que foram expostos em anos anteriores na escola. A fim de contribuir para a diminuição dessa problemática, foram realizadas pesquisas que investigaram esse cenário, e paralelamente, a busca de ferramentas alternativas que pudessem aproximar mais o aluno desses conceitos e minimizar as lacunas causadas por eles. Para isso, utilizou-se uma abordagem de comparação, resolvendo alguns exemplos detalhados entre a linguagem de programação Python - que hoje é utilizada na disciplina de Algoritmos - abarcando os componentes da lógica de programação do Bacharelado em Computação da Universidade Estadual da Paraíba e o Scratch, uma ferramenta escolhida por possuir um ambiente de programação rico em mídia e propício à quebra das abstrações. Os exemplos foram trabalhados nas duas linguagens e detalhados linha por linha, mostrando que o Scratch pode ser utilizado como facilitador no ensino dos componentes da lógica em conjunto com outras linguagens. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Edson Holanda Cavalcante Júnior | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Scratch | pt_BR |
dc.subject | Python | pt_BR |
dc.subject | Lógica de Programação | pt_BR |
dc.title | Utilizando a ferramenta Scratch como facilitador no entendimento de conceitos básicos de componentes da lógica de programação | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 08 - TCC |
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