Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/291
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Lorena Bandeira da-
dc.date.accessioned2012-09-27T13:17:43Z-
dc.date.available2012-09-27T13:17:43Z-
dc.date.issued2012-09-27-
dc.identifier.otherCDD 658.834 2-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/291-
dc.descriptionSILVA, L. B. da. Sobre consumo e consumismo: a consumação do vazio, o ter, a logoterapia e o ser. 2011. 56f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2011.pt_BR
dc.description.abstractO consumo, enquanto aquisição, sempre foi uma característica do homem, no entanto, ele sofreu modificações ao longo das mudanças sócio-culturais que refletem no construto valorativo de uma sociedade. O marketing, sendo um processo social que busca conhecer o comportamento e desejos do cliente, acompanha essas evoluções, reavaliando suas estratégias de mercado, baseando-se no conjunto valorativo vigente na sociedade, o ethos, a fim de atender às necessidades do consumidor de maneira lucrativa para as empresas. Sendo assim, o presente trabalho objetiva apresentar a difusão de valores pelo marketing na sociedade atual e suas conseqüências existenciais ao homem que nela se insere. Trata-se de uma revisão bibliográfica, aprofundando e relacionando o conceito de valor teorizado por Max Scheler; os de sociedade hipermoderna e do homem hiperconsumista, teorizado por Lipovétsky e os sentimentos de vazio, frustração e desenvolvimentos de neuroses, como as de angústia e obsessivo-compulsiva, à luz da Logoterapia. Torna-se relevante à medida que problematiza o posicionamento do marketing na sociedade hipermoderna e a insatisfação existencial do homem diante da busca pelo prazer como meta e princípio de sua vida, que o leva a perceber que a base de sua existência não está na vontade de prazer, mas na vontade de sentido.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Edmundo de Oliveira Gaudênciopt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectPsicologia do consumidorpt_BR
dc.subjectConsumopt_BR
dc.subjectMarketingpt_BR
dc.subjectSociedadept_BR
dc.titleSobre consumo e consumismo: a consumação do vazio, o ter, a logoterapia e o serpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Lorena Bandeira da Silva.pdfLorena Bandeira da Silva608.41 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.