Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/292
Título: Incidência de sintomas depressivos em idosos portadores e não portadores de doenças crônicas: um estudo na rede de Atenção Básica à Saúde de Campina Grande
Autor(es): Angelim, Raquel Medeiros
Palavras-chave: Psicologia do idoso
Sintomas depressivos
Saúde pública
Data do documento: 27-Set-2012
Resumo: Este estudo investiga a incidência de depressão em idosos e a possível relação dos sintomas com fatores como doenças crônicas e apoio social. A população estudada foi composta por idosos (n=64) atendidos nas Unidades Básica de Saúde de Campina Grande- PB, que tivessem idades a partir de 60 anos. Obteve-se que 79,7% dos entrevistados apresentam ao menos uma doença crônica; os sintomas depressivos estão presentes em 23,44% da amostra total, sendo considerados os diferentes graus da depressão; quando associados à presença de doenças, n=14 manifestam os sintomas. O apoio social apresentou em duas das três dimensões, correlações estatisticamente significativas: Apoio Afetivo/Interação Positiva (r=-0,37; p=0,003) e Apoio Material (r=-0,25; p=0,042) e foi considerado relevante na associação com a depressão. Por muito idosos apresentarem doenças crônicas e múltiplas, e por ser a depressão de difícil identificação nessa faixa etária, é pertinente que os profissionais de saúde estejam atentos à sintomatologia depressiva comumente presente para os indivíduos idosos.
Descrição: ANGELIM, R. M. Incidência de sintomas depressivos em idosos portadores e não portadores de doenças crônicas: um estudo na rede de Atenção Básica à Saúde de Campina Grande. 2012. 31f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Psicologia). Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2012.
URI: http://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/292
Aparece nas coleções:28 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
PDF - Raquel Medeiros Angelim.pdfRaquel Medeiros Angelim988.32 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.