Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29202
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Maria do Socorro Alves-
dc.date.accessioned2023-05-04T13:01:02Z-
dc.date.available2023-05-04T13:01:02Z-
dc.date.issued2022-07-20-
dc.identifier.otherCDD 372.8-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29202-
dc.descriptionPEREIRA, Maria do Socorro Alves. Vivência pedagógica no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativos. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023.pt_BR
dc.description.abstractSabemos que a prática experimental é algo primordial na construção do conhecimento do ensino de Química. Diante disto, podemos então analisar a importância de uma prática experimental ser introduzida em uma aula de Química, pois a mesma é uma eficaz ferramenta para prender a atenção do aluno nas aulas durante o processo de ensino e aprendizagem, além de ser algo que traz à tona o senso crítico, podendo despertar o interesse do aluno pela disciplina e pelo mundo da ciência, em um contexto geral. Sendo assim, foi proposta uma abordagem pedagógica com o uso da experimentação desenvolvida durante as aulas referentes à disciplina de Química Orgânica na escola E.E.E.F.M e Anésio Deodônio Moreno na cidade de Arara-PB, a qual teve como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Médio, onde a princípio apresentou-se os conceitos básicos de oxi-redução e em seguida foi desenvolvida uma aula experimental com o intuito de observar se ocorreu uma melhor fixação dos conteúdos. A prática experimental proposta foi desenvolvida com materiaisalternativos com o objetivo de analisar as possibilidades de desenvolver uma aula experimental em escolas que não possuem um laboratório, proporcionando aos docentes a possibilidade de desenvolver a prática sem precisar de vidrarias e reagentes específicos, além de propor aos alunos a oportunidade de ter inclusa em sua rotina de aulas a prática experimental. Com o desenvolvimento da prática, foi possível analisar as dificuldades enfrentadas para que o processo de ensino das aulas de Química alcançasse um resultado satisfatório e se a prática experimental auxilia de forma eficaz o processo de aprendizagem. O resultado final foi satisfatório, uma vez que o foco metodológico era analisar a qualidade de ensino de acordo com o desenvolvimento das aulas, em que os dados coletados através de questionários foram válidos positivamente.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Rochane Villarim de Almeidapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectEnsino de Químicapt_BR
dc.subjectPrática experimentalpt_BR
dc.subjectMetodologias ativaspt_BR
dc.titleVivência pedagógicas no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativospt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Maria do Socorro Alves Pereira.pdfTCC - Maria do Socorro Alves Pereira1.25 MBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito260.85 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.