Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29202
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Pereira, Maria do Socorro Alves | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-04T13:01:02Z | - |
dc.date.available | 2023-05-04T13:01:02Z | - |
dc.date.issued | 2022-07-20 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.8 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29202 | - |
dc.description | PEREIRA, Maria do Socorro Alves. Vivência pedagógica no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativos. 2022. 39f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2023. | pt_BR |
dc.description.abstract | Sabemos que a prática experimental é algo primordial na construção do conhecimento do ensino de Química. Diante disto, podemos então analisar a importância de uma prática experimental ser introduzida em uma aula de Química, pois a mesma é uma eficaz ferramenta para prender a atenção do aluno nas aulas durante o processo de ensino e aprendizagem, além de ser algo que traz à tona o senso crítico, podendo despertar o interesse do aluno pela disciplina e pelo mundo da ciência, em um contexto geral. Sendo assim, foi proposta uma abordagem pedagógica com o uso da experimentação desenvolvida durante as aulas referentes à disciplina de Química Orgânica na escola E.E.E.F.M e Anésio Deodônio Moreno na cidade de Arara-PB, a qual teve como público alvo os alunos do 3° ano do Ensino Médio, onde a princípio apresentou-se os conceitos básicos de oxi-redução e em seguida foi desenvolvida uma aula experimental com o intuito de observar se ocorreu uma melhor fixação dos conteúdos. A prática experimental proposta foi desenvolvida com materiaisalternativos com o objetivo de analisar as possibilidades de desenvolver uma aula experimental em escolas que não possuem um laboratório, proporcionando aos docentes a possibilidade de desenvolver a prática sem precisar de vidrarias e reagentes específicos, além de propor aos alunos a oportunidade de ter inclusa em sua rotina de aulas a prática experimental. Com o desenvolvimento da prática, foi possível analisar as dificuldades enfrentadas para que o processo de ensino das aulas de Química alcançasse um resultado satisfatório e se a prática experimental auxilia de forma eficaz o processo de aprendizagem. O resultado final foi satisfatório, uma vez que o foco metodológico era analisar a qualidade de ensino de acordo com o desenvolvimento das aulas, em que os dados coletados através de questionários foram válidos positivamente. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Rochane Villarim de Almeida | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Ensino de Química | pt_BR |
dc.subject | Prática experimental | pt_BR |
dc.subject | Metodologias ativas | pt_BR |
dc.title | Vivência pedagógicas no ensino dos conceitos de Química através da experimentação com materiais alternativos | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Maria do Socorro Alves Pereira.pdf | TCC - Maria do Socorro Alves Pereira | 1.25 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 260.85 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.