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dc.contributor.authorRios Neto, Gilberto Barros-
dc.date.accessioned2014-02-11T18:13:51Z-
dc.date.available2014-02-11T18:13:51Z-
dc.date.issued2014-02-11-
dc.identifier.otherCDD 363.69-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br:8080/xmlui/handle/123456789/2921-
dc.descriptionRIOS NETO, Gilberto Barros. Inventando moda e alinhavando a memória: costurando retratos de uma Parahyba do início do século XX. 2011. 92f. Trabalho de Conclusão do Curso (Graduação em Arquivologia)- Universidade Estadual da Paraíba, João Pessoa, 2011.pt_BR
dc.description.abstractEste trabalho trata dos elementos da memória da moda no Estado da Paraíba, objetivando estabelecer uma relação de influência com a cultura do seu povo. Para tanto, utilizou-se de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa, através do contato e observação direta com pessoas, fatos e locais, sendo possível assim construir o corpus da pesquisa, isto implicou em uma revisão da literatura passando por diversos autores das áreas de arquivologia, como Rousseau e Couture (1994), de memória como Nora (1993), de cultura como Sarlo (2007), de fotografia como Barthes (1984) e de moda como Freyre (2002), além da análise semiótica da coleção de fotos do senhor Arion Farias e das fotografias obtidas através das revistas que trazem fotos da moda do inicio do século XX. Ao longo deste trabalho, alguns conceitos de arquivo e de memória foram fundamentados com o intuito de considerar a moda do inicio do século XX na Paraíba como memória cultural para identificação do seu povo, afinal, autores diversos consideram que a moda, ao longo dos tempos, tornou-se algo cíclico, que se repete, mas cada pessoa originaliza um estilo próprio. Assim, chegou-se à conclusão de que a identificação dos elementos culturais na moda paraibana só é possível com uma pesquisa nos arquivos históricos ou familiares. Reconhece-se que há, de um lado, considerando a moda, juntamente com seu suporte/cultura, como um meio de comunicação por si só, pelo fato de que ela própria tem uma forte verbalização através do ato de vestir das pessoas, pela comunicação e informação transmitida capaz de configurar identidades e memórias. Por outro, reconhece-se ainda que a moda com toda sua carga simbólica faz parte de uma perspectiva nova: a de reconhecê-la na perspectiva de memória arquivo museológico e, portanto, ainda passível de inúmeras pesquisas na área de arquivologia.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Francinete Fernandes de Sousapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectMemória culturalpt_BR
dc.subjectMemória da moda na Paraíbapt_BR
dc.subjectArquivopt_BR
dc.titleInventando moda e alinhavando a memória: costurando retratos de uma Parahyba do início do século XXpt_BR
dc.typeOtherpt_BR
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