Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29239
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Rocha, Larissa Ferreira | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T20:05:39Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T20:05:39Z | - |
dc.date.issued | 2022-11-25 | - |
dc.identifier.other | CDD 372.7 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29239 | - |
dc.description | ROCHA, Larissa Ferreira. Potencialidades pedagógicas do jogo piquenique no contexto da educação financeira. 2022. 38 p. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Matemática) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | A Educação Financeira tem como princípio o de formar e conscientizar indivíduos para que saibam interpretar, analisar criticamente e refletir sobre situações cotidianas e tomar decisões, com base no aprendizado de conteúdos matemáticos, considerando que este tema é importante para a formação da cidadania, pois é fonte de conhecimento e conscientização para os consumidores. Com isso, este trabalho tem como objetivo geral: analisar as potencialidades pedagógicas do uso do jogo Piquenique na perspectiva da Educação Financeira. Assim, entre diversas estratégias metodológicas optamos pelo uso do jogo matemático para ensinar Matemática Financeira, com referência em educar os alunos financeiramente. Ao jogá-lo, buscamos apresentar e relacionar teoria, prática e situações cotidianas com o auxílio do referido jogo devidamente planejado para ensinar matemática Financeira na perspectiva da Educação Financeira, cujo foco é contribuir na formação para cidadania. Tivemos como principais suportes teóricos: D’ Ambósio; Grando e Schneider; Lorenzato, entre outros. Como resultado, observamos muitas vantagens no uso do material citado, na construção e fixação do conteúdo abordado com alunos do oitavo ano do Ensino Fundamental II. Nesse caso, além do jogo, utilizamos vários conceitos matemáticos, mapa mental, questionário e o uso de calculadoras. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Dr. Aníbal de Menezes de Maciel | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Materiais didáticos | pt_BR |
dc.subject | Jogo Piquenique | pt_BR |
dc.subject | Educação matemática | pt_BR |
dc.title | Potencialidades pedagógicas do jogo piquenique no contexto da educação financeira | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 03 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Larissa Ferreira Rocha.pdf | TCC - Larissa Ferreira Rocha | 1.68 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 1.21 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.