Use este identificador para citar ou linkar para este item: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29243
Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorSilva, Osvaldo Oliveira de Araújo-
dc.date.accessioned2023-05-08T21:29:32Z-
dc.date.available2023-05-08T21:29:32Z-
dc.date.issued2022-09-22-
dc.identifier.otherCDD 371.12-
dc.identifier.urihttp://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29243-
dc.descriptionSILVA, Osvaldo Oliveira De Araújo. Residência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de química. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022.pt_BR
dc.description.abstractO presente trabalho compreende trazer a relevância do programa de residência pedagógica na formação do docente pedagogo, possuindo ênfase na licenciatura em química. O PRP atua no contato direto do estudante em formação com o ambiente escolar, permitindo que o mesmo vincule teoria e a prática com o objetivo de desenvolver por meio das experiências sua própria técnica profissional, trazendo uma modernização ao processo de ensino - aprendizagem. A pedagogia é uma prática educativa que constitui o campo do aprendizado diante dos processos sociais, resultando em diversas modificações ao longo da história das civilizações e com avanço da tecnologia foram desenvolvidas novas dinâmicas educativas que atuam na diversificação da ação pedagógica, provocando alterações nas atividades desempenhadas pelo educador. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica de cunho sistemático, sendo utilizado artigos no Google Acadêmico de trabalhos publicados sobre a residência pedagógica, entre o período de 2019 a 2022. Para resultados e discussões foram selecionados 6 artigos que apresentaram as mudanças existentes na configuração da educação, sendo proposto o uso de jogos dinâmicos e lúdicos para ensinar química. Conclui-se que o programa de residência pedagógica possui grande eficácia no ensino pedagógico, propondo novos métodos interventivos de acordo com a necessidade de cada ambiente escolar, envolvendo a junção da teoria com a prática, promovendo um melhor desenvolvimento das habilidades do futuro profissional, permitindo a realização de um melhor ensino na educação nas escolas.pt_BR
dc.description.sponsorshipOrientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silvapt_BR
dc.language.isootherpt_BR
dc.subjectResidência pedagógicapt_BR
dc.subjectFormação docentept_BR
dc.subjectLicenciatura em Químicapt_BR
dc.titleResidência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de Químicapt_BR
dc.typeOtherpt_BR
Aparece nas coleções:05 - TCC

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TCC - Osvaldo Oliveira de Araujo Silva.pdfTCC - Osvaldo Oliveira de Araújo Silva400.29 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir
Termo de Depósito.pdfTermo de Depósito206.25 kBAdobe PDFVisualizar/Abrir    Solictar uma cópia


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.