Use este identificador para citar ou linkar para este item:
http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29243
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Osvaldo Oliveira de Araújo | - |
dc.date.accessioned | 2023-05-08T21:29:32Z | - |
dc.date.available | 2023-05-08T21:29:32Z | - |
dc.date.issued | 2022-09-22 | - |
dc.identifier.other | CDD 371.12 | - |
dc.identifier.uri | http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/handle/123456789/29243 | - |
dc.description | SILVA, Osvaldo Oliveira De Araújo. Residência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de química. 2022. 25f. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Química) - Universidade Estadual da Paraíba, 2022. | pt_BR |
dc.description.abstract | O presente trabalho compreende trazer a relevância do programa de residência pedagógica na formação do docente pedagogo, possuindo ênfase na licenciatura em química. O PRP atua no contato direto do estudante em formação com o ambiente escolar, permitindo que o mesmo vincule teoria e a prática com o objetivo de desenvolver por meio das experiências sua própria técnica profissional, trazendo uma modernização ao processo de ensino - aprendizagem. A pedagogia é uma prática educativa que constitui o campo do aprendizado diante dos processos sociais, resultando em diversas modificações ao longo da história das civilizações e com avanço da tecnologia foram desenvolvidas novas dinâmicas educativas que atuam na diversificação da ação pedagógica, provocando alterações nas atividades desempenhadas pelo educador. A metodologia utilizada para a construção desse trabalho foi uma pesquisa bibliográfica de cunho sistemático, sendo utilizado artigos no Google Acadêmico de trabalhos publicados sobre a residência pedagógica, entre o período de 2019 a 2022. Para resultados e discussões foram selecionados 6 artigos que apresentaram as mudanças existentes na configuração da educação, sendo proposto o uso de jogos dinâmicos e lúdicos para ensinar química. Conclui-se que o programa de residência pedagógica possui grande eficácia no ensino pedagógico, propondo novos métodos interventivos de acordo com a necessidade de cada ambiente escolar, envolvendo a junção da teoria com a prática, promovendo um melhor desenvolvimento das habilidades do futuro profissional, permitindo a realização de um melhor ensino na educação nas escolas. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | Orientador: Prof. Me. Gilberlandio Nunes da Silva | pt_BR |
dc.language.iso | other | pt_BR |
dc.subject | Residência pedagógica | pt_BR |
dc.subject | Formação docente | pt_BR |
dc.subject | Licenciatura em Química | pt_BR |
dc.title | Residência pedagógica: Influência na formação profissional do docente de Química | pt_BR |
dc.type | Other | pt_BR |
Aparece nas coleções: | 05 - TCC |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TCC - Osvaldo Oliveira de Araujo Silva.pdf | TCC - Osvaldo Oliveira de Araújo Silva | 400.29 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Termo de Depósito.pdf | Termo de Depósito | 206.25 kB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir Solictar uma cópia |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.